22 de outubro de 2009

Atendendo a Pedidos - Fundamentos para Atendimento em Novembro

O curso do GAP-RJ Fundamentos Para Atendimento foi transferido para novembro. Recebemos inúmeros pedidos de profissionais que, devido ao último dia do curso ser próximo ao feriado do dia 2/11, não poderiam participar. Então, OK. Está transferido para os dias 7, 14 e 28/11 (sábados).

Para mais informações e inscrição: www.gaprj.com.br

18 de outubro de 2009

Mais Sobre Prospecção

Neste artigo o professor e pesquisador Admir Borges compartilha a sua opinião conosco. Admir também é autor do livro "O Executivo de Contas Publicitárias", já comentado aqui no blog.

EQUIPE E ESTRUTURA DE ALTO DESEMPENHO

Atualmente não temos mais tanta necessidade de discutir a importância da aplicação de técnicas de gerenciamento de projeto de prospecção nas agências de comunicação. Isso é como um par de chuteiras para entrar em campo e não dá para pensar na competição sem os recursos apropriados.

Cada vez mais, as agências precisam estar estruturadas para o desenvolvimento de novos negócios, inovação e gestão profissional de contas. A utilização de métodos avançados de trabalho torna-se essencial na geração de impactos positivos nos segmentos de interesse da agência, bem como nos resultados dos clientes atuais. 

O reconhecimento do mercado e a avaliação positiva da marca, da imagem e da identidade da agência é o primeiro passo para que se possa vislumbrar a captação de novas contas e clientes que farão a diferença no portifolio. Como qualquer outro tipo de empresa, a agência deve estabelecer suas competências essenciais, que lhe garantam legitimidade e visibilidade. Com isso, precisamos responder satisfatoriamente à questão que se coloca aos players competitivos da comunicação publicitária: por que as agências não podem mais prescindir de um departamento, ou setor, de novos negócios que reúna habilidades e competências exclusivas para conquistar e manter clientes?

Tendo em vista que o mercado exige iniciativas organizacionais estruturadas, a gestão de novos negócios e novos produtos publicitários é uma maneira adequada de pensar e agir no compasso das demandas estabelecidas. Na verdade, podemos dizer que essa forma de gestão se configura em uma prática contínua da capacidade do Atendimento Publicitário em liderar os diversos projetos de prospecção e relacionamento planejados pela agência.

Alcançar o sucesso de novos projetos depende do desempenho e grau de conhecimento e de profissionalismo das pessoas envolvidas no processo. Quando se planeja a prospecção de um novo cliente para a agência, os principais itens que devem ser evidenciados estão relacionados com o posicionamento, o conceito e o DNA do futuro cliente, além do perfil dos responsáveis pela comunicação e marketing do prospect, sem esquecer dos riscos intrínsecos da prospecção e a capacidade da agência em gerir o negócio. Missões, Visões e Culturas discrepantes de cliente e agência podem aumentar a possibilidade de fracasso da parceria. As avaliações contínuas do relacionamento com clientes atuais devem ser consideradas e referenciadas em projetos futuros. A experiência acumulada é um fator de redução de riscos, pois, no trato com o mercado, esse é um atributo que não pode ser descartado.

Grande parte dos projetos de prospecção apresenta problemas relacionados com a qualificação dos profissionais envolvidos; com metas indefinidas, ou pouco claras; o baixo envolvimento dos outros departamentos da agência; decisão equivocada pelo prospect; condução apressada e não planejada do processo de escolha e aproximação; falta de objetividade do projeto; insuficiência de portifolio e apresentação pouco cuidada da agência, entre outros.

As limitações de estrutura e recursos inviabilizam projetos de prospecção mais ambiciosos. Por outro lado, a existência de atributos favoráveis, mas atitudes gerenciais negativas e reativas também podem ser inibidoras para a conquista de novos clientes ou desenvolvimento potencial dos negócios da agência. Alcançar os objetivos e realizar metas dependem da mudança de atitude e da cultura empreendedora introjetada na equipe de trabalho, que precisa ser reconhecida como equipe de alto desempenho. Fica óbvia a importância hoje atribuída ao gerenciamento de contas e as ferramentas necessárias ao trabalho de prospecção.

Finalmente, vale ressaltar que as agências precisam urgentemente formar equipes de alto desempenho, pois o mercado se apresenta como estrutura cada vez mais complexa e as demandas do cenário atual exigem inteligência competitiva e qualidade de gestão para obtenção de resultados satisfatórios.

9 de outubro de 2009

Tem Fundamento?

10 Razões Para Você Fazer o Curso Fundamentos Para Atendimento, promovido pelo GAP:

1. Só tem fera dando aula.

2. As aulas são aos sábados, não atrapalham estudos e trabalho. Até quem não é do RJ pode ir.

3. Curso inédito. Aborda todas as disciplinas fundamentais: mídia, planejamento,criação, RTV, produção gráfica e até legislação.

4. A abordagem das disciplinas tem foco no que o Atendimento precisa saber.

5. Julieta Monteiro, Diretora Atendimento F/Nazca vai dar aula de briefing.

6. Amália Machado e Fernanda Abreu, do Grupo de Mídia, vão revelar o que o Atendimento deve saber sobre mídia.

7. Aprenda a evitar dores-de-cabeça e saiba orientar o cliente corretamente. Clovis Speroni, presidente da ABAP-RJ, vai falar sobre legislação na propaganda.

8. Luis Cláudio Salvestroni, Diretor de Criação da Agência3 ensina como o Atendimento deve duplar com a Criação.

9. Tem preço especial para grupos e associados da ABAP. E dá para pagar em 2 vezes.

10. Vai ter aula de Produção Gráfica e Eletrônica: técnicas,timing, processos e por que o Atendimento deve saber tudo isso.

Im-per-dí-vel.

Veja a programação completa e inscreva-se logo, porque agora restam poucas vagas. www.gaprj.com.br/

5 de outubro de 2009

Point Ésse-Vê Acontece em Dezembro

Quem acompanha esse blog já conhece o PSV – Portfolio Sem Vergonha, site que auxilia a produção de portfólio entre estudantes e profissionais de criação publicitária. Tive a alegria de participar como júri de um dos desafios propostos aos criativos (o briefing 9). É, a turma de lá acredita mesmo na integração Criação-Atendimento.

É com alegria também que dou a dica aqui da celebração dos 2 anos do PSV, que será em grande estilo com o evento Point Ésse-Vê – Encontro entre os Participantes do PSV, em dezembro, em São Paulo. “A programação está bem variada e teremos pela primeira vez o julgamento de um briefing ao vivo, já que os desafios e resultados do PSV acontecem sempre via Internet”, conta Mauro Sérgio de Morais, criador do site. Im-per-dí-vel.


Falando em integração e boas dicas, publicamos aqui um texto superbacana de um dos colaboradores do PSV , o Tenório Cavalcanti (foto).  Ele é escritor e  trabalha como redator na Art Office/Curitiba. Tenório confessa: "Sou apaixonado por Atendimento". Não por acaso as suas dicas vão também para os Atendimentos, além dos criativos:

60 DICAS DE UM RED-ATOR

1. Antes de pensar propaganda, entenda marketing. Antes de pensar marketing, entenda gestão empresarial, antes de pensar gestão empresarial, estude muito sobre gestão empresarial.

2. Quando você estiver achando que é muito bom, não peça aumento, peça demissão.

3. Antes de reclamar do salário, reclame de você para você.

4. Se você faz freelance enquanto trabalha numa agência é porque não ganha bem. Se você não ganha bem, faça por merecer ganhar mais.

5. Nunca abandone os clichês. Eles são um eterno material de pesquisa.

6. Toda ideia original é resultado da mistura ou transformação dos clichês.

7. Se sua maior qualidade é ser criativo, mude de ramo.

8. Recuse-se ir a reuniões quando não está preparado.

9. Nada que te deixa dopado acelera o processo criativo.

10. Fazer serão não é regra, é imposição da conveniência.

11. Quem sabe usar o tempo, faz menos serão.

12. Atendimento despreparado é sinônimo de pressão. Sinônimo de pressão é desespero. Sinônimo de desespero é prejuízo. Fim do ciclo.

13. Seu patrão é seu talento.

14. Seu ídolo é seu ideal.

15. Só baixe a cabeça pra fazer rough.

16. No varejo, tenha paciência. Na paz, passe para outro job.

17. Redator: quando estiver depressivo, escreva títulos sobre você.

18. Dir. de arte: quando estiver depressivo, faça um desenho sobre você.

19. Planejamento: quando estiver depressivo, planeje um amanhã melhor pra você.

20. Atendimento: quando estiver depressivo, suicide-se.

21. Você trabalha marcas. Pense em você como marca.

22. Para se conhecer melhor como publicitário, faça uma campanha sobre você mesmo.

23. A melhor defesa é uma boa defesa.

24. A melhor ideia não é a sua, é aquela da qual você se apropria.

25. Fofoca em agência é nova mídia.

26. Briga em agência é ação de guerrilha.

27. Criatividade não é virtude, é obrigação.

28. Não busque prêmio. Busque excelência. Excelência ganha prêmio.

29. Leve para a agência: um lápis e os valores da sua família.

30. Guarde o ego no coldre.

31. Pouca verba tem justificativa. Pouca criatividade não.

32. Quando sair de uma agência para outra, fale bem da anterior. Antes de sair da nova, fale a verdade para justificar a sua última saída.

33. Viaje além do baseado. Se você não fuma, gaste seu dinheiro viajando.

34. Se dizem que suas ideias valem ouro, peça comissão.

35. Público-alvo não segue tendências de propaganda.

36. Quem cria para publicitário é agência de agência. E olhe lá!

37. Em criação publicitária só há um limite: a tênue linha entre o criativo e o ridículo.

38. Se “em casa de ferreiro”… A agência vai mal.

39. Em terra de cego quem tem um olho é publicitário.

40. Não perca tempo buscando referências. Ganhe tempo buscando ser referência.

41. A propaganda que você vê na TV é um refluxo de mil ideias: ou reprovadas, ou empurradas na pressa, ou matematicamente calculadas para virar prêmio.

42. Faltou idéia? Pense ao contrário. Ainda falta? Saia da sala.

43. Compreenda as diversas filosofias e descubra que não vale a pena ter uma só.

44. Se só o Google te salva, mande seu currículo para lá.

45. Só tenha medo de riscos quando estiver desarmado.

46. O que diferencia uma pasta boa de uma ruim é o profissional que está segurando.

47. O melhor remédio para mau caráter é veneno.

48. Cem ideias e sem ideias é a mesma coisa quando não se tem uma solução para o problema.

49. Seja iconoclasta das suas próprias ideias.

50. Melhor que ter um perfil de publicitário, é ser um publicitário novo a cada trabalho.

51. Criação: entenda mais de atendimento que o atendimento.

52. Atendimento: entenda mais de criação que o pessoal da criação.

53. Melhor que ter mil ideias é ter uma solução.

54. Estude casos de sucesso e, principalmente, de insucesso, para saber como não agir.

55. Antes de jogar o briefing na criação, faça um briefing do briefing e jogue na criação.

56. Antes de exigir rapidez, explique devagar qualquer que seja o processo.

57. Melhor do que saber dar um não é saber para dar um sim.

58. Planeje suas folgas. Cultura de trabalho escravo é para quem gosta de ser escravo.

59. Vista a camisa da empresa – por baixo do seu blazer.

60. Vai chegar um momento em que você vai cansar e achar tudo isso muito patético. Parabéns, você é um publicitário de verdade.

1 de outubro de 2009

Novo Curso do GAP-RJ Ensina os Fundamentos Para o Atendimento

Nós do Grupo de Atendimento e de Planejamento começamos outubro superanimados com esse curso que vai fazer a diferença.

O curso Fundamentos Para Atendimento foi especialmente desenvolvido para que o profissional de Atendimento possa solidificar seus conhecimentos em disciplinas fundamentais que o tornarão colaborativo, parceiro, criativo e facilitador do processo de comunicação.

Os professores são profissionais reconhecidos no mercado, com vasta experiência em agências de comunicação, dentre eles representantes de entidades como Grupo de Mídia, ABAP, além do GAP, claro.

As aulas acontecem durante 3 sábados de outubro e as vagas são limitadas a 40 para garantir o melhor aproveitamento da turma. Por isso, é melhor correr, viu?

Programação completa, local, valor do investimento e instruções para inscrição no site do GAP.

A gente se vê lá!