14 de agosto de 2015

Conteúdo é Importante. Lute Por Ele

Hoje eu me deparei com mais um artigo (aqui) que explica o chamado "Reachpocalypse" ou “Facebook Zero”. Em resumo, é ilusório acreditar que possa haver possibilidade de atingirmos seguidores e fãs contando com o alcance orgânico de publicações. Na verdade, o alcance orgânico tem diminuído consideravelmente ao longo dos anos, numa estratégia do próprio Facebook para obrigar marcas a pagar por esse alcance, se quiserem realmente engajar sua audiência.

Admito que é chato constatar que por mais que a gente se esmere em produzir conteúdo de qualidade e em quantidade razoável (o que dá um tremendo trabalho!), isso não necessariamente traz o retorno desejado. Como eu mantenho uma página no Facebook, já havia percebido na prática o que vem acontecendo. É como burro correndo atrás da cenoura. Por mais fãs que a página tenha, você percebe que as publicações cada vez chegam menos aos que curtem a página. O que poderia funcionar como uma plataforma onde a informação valiosa é enviada para quem opta em recebê-la (aquele que opta por curtir, seguir) transformou-se unicamente em fonte de receita. Quem quer usar a rede social para oferecer conteúdo gratuito, como é o meu caso, qualquer dia vai se ver obrigado a pagar para enviá-la. Quem quer receber o conteúdo sempre, nem sabe que a informação foi enviada, pois ela nem chegou. Encaremos a realidade de frente: o Fb hoje é uma plataforma de publicidade e não de relacionamentos.

Portanto, se você, que optou por receber meus conteúdos pertinentes ao assunto “Atendimento”, quiser ter certeza de que vai recebê-los, pode fazer o seguinte:
1. Na página do Facebook, clique em “Entre em contato” e informe seu e-mail. Vou te incluir numa listagem de pessoas que recebem regularmente os posts.
2. Aqui no blog, informe também seu email para que você receba todas as postagens.

Sim, eu sei que tem gente que vai dizer que ninguém mais usa email. Será mesmo? Não caia nessa também. O Orkut acabou. O Second Life acabou. Um dia, o Fb também vai sair de moda e, quem sabe, virar pó. Mas o email ainda está aí.

Assegure-se de que você não vai perder os conteúdos que deseja obter e compartilhar porque os algoritmos mudam. E vamos em frente.

12 de agosto de 2015

Workshop Atendimento Como Gestor de Negócios

Vai rolar mais uma edição do meu workshop “Atendimento Como Gestor de Negócios na Agência de Comunicação”, dia 29/8/15, na ESPM do Rio de Janeiro. Escolhi justamente um sábado para poder atender quem trabalha ou estuda durante a semana ou quem mora fora do Rio. 

Serão 8 horas intensas onde a gente vai discutir e trocar experiências sobre muitas coisas, desde o verdadeiro papel do Atendimento no desenvolvimento dos negócios da agência e do cliente, passando pela aplicação de ferramentas indispensáveis no dia-a-dia, adaptadas para a realidade atual onde tempo e atenção são escassos. 
Vamos discutir e debater “situações críticas” em que a interferência do gestor de contas é fundamental (estudo de casos). E ainda vou te ajudar a  formular um plano para o seu desenvolvimento profissional.

Que tal? Dá uma olhada neste link para ver o programa e se inscrever. 

E, se quiser esclarecer qualquer dúvida, manda uma mensagem pra mim. 

Quero te ver lá!