Sou executivo de contas e queria renovar o meu currículo com algo mais moderno para conseguir uma vaga de atendimento em agência maior. Li algumas postagens em que você fala sobre Portfólio de Atendimento para quem é estudante. No meu caso, o melhor é "impresso" / "vídeo" / "web-portfólio"? Nunca vi um portfólio web para um profissional de atendimento. Vi alguns profissionais que investem na produção de um vídeo sobre si mesmos como marketing pessoal. Vi alguns currículos com design diferente, mas nada "psicodélico" para atendimento. Qual é a sua opinião sobre isso? Você recomendaria?
Rodrigo
Stipp - Santos, SP
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Rodrigo,
Entendo sua
preocupação quanto à diferenciação. Afinal, por que uma agência escolheria você
dentre outros pretendentes? Na verdade, essa é a pergunta de um milhão de
dólares e não é fácil respondê-la. Muitas coisas estão em jogo na hora de uma
contratação, e nem todas você poderá controlar. Mas você tem que fazer a sua
parte para tornar a informação a seu respeito relevante e chamar atenção para si.
Vamos começar
do começo. O importante é dar segurança ao contratante. Portanto, torne as
coisas concretas. E como se faz isso? Em primeiro lugar, preocupando-se com o
conteúdo (depois, a gente pensa na forma). Separe essas informações antes de montar seu CV, pois elas são relevantes na carreira de um
Atendimento:
1. Quais
contas você já atendeu e atende?
2. Qual a
verba que você administra em cada uma dessas contas?
3. Que tipo
de cliente você atende (varejo, serviço, produto, nacional, internacional)?
4. Que
resultados obteve com as campanhas das quais participou?
5. Tem
algum exemplo de uma ação sua que tenha feito a diferença na condução de um
projeto?
6. A quem
você se reporta? Quantas pessoas você comanda? (isso ajuda ao empregador a ter
a ideia precisa de seu grau hierárquico na organização)
7. Quem
pode atestar seu talento e competência? Dê referências. O empregador irá atrás
dessa informação de qualquer jeito, então, facilite a vida dele e a sua,
justamente para que ele fale com quem você tem certeza que dará boas
referências a seu respeito.
Agora, falemos
da forma. Vamos por partes, analisando algumas que você citou:
Webfolio
É
interessante que você menciona nunca ter visto um webfolio de Atendimento. Como
não? Você já percebeu que eu tenho um webfolio? Ele é o meu blog, a minha
página no Facebook e no Linkedin, a minha conta no Twitter. Escrevendo sobre
Atendimento nas redes sociais eu me apresento e me exponho, dou minha opinião
sobre assuntos da área, colaboro com estudantes e profissionais, e mantenho
contato com o mercado. O que você tem feito nas redes sociais? Isso é outro
ponto muito importante. O empregador vai te procurar no Facebook, não tenha
dúvida. Então, atenção ao que posta sobre si mesmo e sobre a sua opinião a
respeito de qualquer assunto. Sem que se dê conta, isso já faz parte do seu portfólio.
Saiba usá-lo a seu favor.
Infográfico não é só gráfico. Às vezes tem texto à beça. |
Infográfico
Uma nova
moda num mercado cheio de modismos como o nosso. Por mais bacana que seja, o
que realmente uma peça gráfica vai informar sobre você, já que não está em
busca de uma vaga como designer ou diretor de arte? Cuidado para não criar uma
peça “psicodélica”, como você mesmo diz. Aliás, quem quer um Atendimento
psicodélico? Por mais moderninhas que as agências sejam, acredite: elas querem
Atendimento organizado, responsável e que solucione problemas. E nem sempre um infográfico é fácil de entender ou rápido de ler.
Considerando que você enviará esse material por email, pense no que pode ser
mais fácil e simples de entender por esse meio. Até o contratante abrir o anexo
e conseguir ler/ver tudo... Sinceramente, um texto bem escrito
me impressiona mais. Sucinto, claro e que vá direto ao ponto (e não é assim que
deve ser um bom Atendimento?).
Vídeo
Mais ou menos a mesma coisa que falei sobre o Infográfico. O meio é a mensagem. Se você se comunica superbem oralmente, se a sua imagem e o que tem a dizer forem impactantes o suficiente para pensar em fazer um vídeo, OK. Do contrário, fazer um vídeo como se fosse um ppt, com música de efeito ao fundo e alguma bossa vai dizer o que sobre você que realmente seja relevante para o posto que você está pleiteando? Todo cuidado é pouco.
Taí um exemplo. Além de tudo, há erros
gramaticais em inglês e o cara informa que sabe inglês. Precisa dizer
mais?
O Mais Importante: nada substitui o olho-no-olho
Não envie
seu currículo e ligue depois para saber se poderá se encaixar numa possível
vaga. Faça o contrário: ligue para os diretores de atendimento das agências,
apresente-se e diga que gostaria de agendar um horário para conversar e se
apresentar, obtendo alguns conselhos e dicas sobre a função de Atendimento numa
grande agência. Tenho certeza de que muitos de meus colegas de profissão não te
negarão um papo. Conseguindo um encontro presencial, vá com tudo. Seja sincero,
transmita segurança. Ouça muito. Olhe só quanto networking você estará fazendo.
Essas pessoas vão te conhecer pessoalmente (e você a elas). Quem sabe, vão simpatizar
contigo, gostar do seu jeito, da sua postura profissional e quando pintar uma
chance eles irão mais facilmente se lembrar de você. Leve consigo seu CV
impresso e peça, inclusive, para que o profissional o analise e te dê
dicas de como melhorá-lo, se for o caso. Depois do encontro, envie um email de
agradecimento e anexe o CV com as alterações sugeridas. Que tal?
No site Monster.com
há inúmeros modelos de CV e cartas de apresentação e cartas pós-entrevista. Dê
uma olhadinha nesse CV aqui de Atendimento, por exemplo.
Um abraço e
muito sucesso na carreira que escolheu.
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