Tenho 23 anos, sou recém-formado e trabalho numa
agência há pouco mais de 7 meses. Entrei como estagiário na área de atendimento
e recentemente fui efetivado. A agência é pequena, somos 5 funcionários: dois
sócios-diretores,uma estagiária de redes sociais, uma pessoa do financeiro e
eu. Lendo o seu blog percebi que a agência necessitaria contratar uma pessoa
com experiência na área de atendimento. Confesso que estou um pouco perdido a
respeito das prospecções de clientes, como despertar o interesse do cliente,
como cuidar de uma conta e outras competências da área de atendimento.
João Paulo Lobo, Goiânia – GO
Muito natural que você, João, como iniciante na
propaganda, tenha todos esses questionamentos. E muito bom que você esteja
correndo atrás das respostas e se interessando em como ser um bom profissional de
Atendimento. Como você toca em vários temas, como a estrutura da agência, o seu
desempenho e a captação de clientes, resolvi convidar um dono de agência para
te responder; o Fábio Barreto, sócio-diretor da agência carioca Sides (foto). Aproveitaremos
assim a experiência do Fábio na gestão de uma agência nova e vamos saber o que
ele acha da conquista e manutenção de clientes, que tal? Passo a palavra ao
Fábio:
Fábio Barreto |
“Oi, João. Vamos lá: prospectar clientes não é
necessariamente uma função do atendimento. Ou, pelo menos, não só dele. Acho
que esse é um dos erros clássicos de avaliação dentro da nossa área. E isso se
deve pelo fato de que o Atendimento tem mais proximidade com o cliente. Sim,
ele tem, mas com os clientes já existentes e que precisam dessa interface na
agência. Dar o primeiro passo em uma prospecção significa estar atento às
oportunidades que o mercado oferece. E isso é uma obrigação de todos:
atendimento, planejamento, mídia, criação, produção, financeiro. Teoricamente,
todos estão aptos a perceber e/ou buscar uma boa oportunidade. A partir de
então, com um cliente em vista e uma oportunidade aberta, as funções voltam a
ser mais definidas dentro do processo, com cada profissional desempenhando o
seu papel para a agência poder chegar à melhor proposta.
Quanto a como despertar o interesse do cliente é uma
questão mais complexa e se houvesse uma resposta objetiva para isso eu juro que
não contaria! (rs) Mas temos aí algumas pistas: conhecer bem o segmento do
cliente para poder desenvolver uma visão própria ajuda bastante. Saber o que o
cliente espera de uma agência tem importância fundamental: se ele valoriza uma
boa negociação de mídia, não adianta chegar bradando sua lista de premiações;
se ele quer ousadia e você não tem isso para oferecer, não vai ser mostrando
rapidez na entrega que você vai marcar ponto. É vital entender o que o cliente
realmente precisa e isso muitas vezes nem ele mesmo sabe. Aí entra uma outra
qualidade da agência: responder o que não foi perguntado e mostrar o que sempre
esteve ali, mas ninguém viu. Sem ferir o orgulho e sem parecer presunçosa.
Para encerrar, antes de despertar o interesse do
cliente certifique-se de que você também tem um real interesse nele, nos seus
problemas e na sua realidade para que não haja frustração de nenhuma das
partes. Se a resposta for sim, fatalmente você vai estar no caminho de atender
bem a conta. Mas não comemore a conquista achando que ali é o final da
maratona! Na verdade, o momento da conquista nada mais é do que a largada para
os 42 km que estão à sua frente. E é aí que você vai precisar mostrar
paciência, perseverança, talento e foco para manter o ritmo e correr sempre bem
ao lado do parceiro conquistado.
Enfim, espero ter ajudado de alguma forma a ordenar
alguns pensamentos e algumas atitudes. Um grande abraço e muita sorte nessa
espetacular carreira que você abraçou.”
Fábio Barreto
4 comentários:
Muito obrigado Fábio, pelas dicas e pelas boas - vindas a área de atendimento.
Agora possuo um rumo sobre como atuar na área da maneira correta.
Kátia gostaria de agradecer mais uma vez pela atenção e parabeniza-la pelo blog.
Seja sempre bem-vindo, João Paulo. Eu é que agradeço pela sua audiência. Sucesso!
Agradecendo aqui também pelas ótimas dicas!!!
Adorei reunindo as informações esta me dando novas visões. !!!
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