Se você é
uma profissional com algum tempo de mercado, terá uma lista de locais onde
trabalhou, clientes atendidos e todas aquelas coisas que estamos acostumadas a
ler em CVs. Sua reputação também faz parte. No seu currículo vão constar nomes e
telefones de pessoas que podem atestar sua competência. Isso basta? Claro que
não. Aliás, CV é apenas um ponto de partida.
No CV, entretanto, a gente encontra informações do que já aconteceu, mas não o processo de
trabalho. E é muitas vezes nesse processo que se define o quanto uma gestão foi
eficaz. Você nunca vai saber pelo que está escrito se aquele resultado foi
obtido à custa de uma noite de trabalho totalmente desnecessária ou se a
campanha entrou no ar depois de o cliente ter que empenhar mais verba do que
inicialmente acordado (e ela não ficou nada satisfeita).
O que faz
um boa gestão não é apenas o resultado por si só, mas como você faz para ter
aquele resultado. Isso tem a ver com postura profissional, algo que se aprende
e se conquista.
Você sabe
explicar a sua “postura”? Sabe explicar claramente o seu modo de fazer – e
fazer bem – o que precisa e deve ser feito?
Seguindo nesse exemplo
hipotético: como você explica a uma cliente que o trabalho saiu do escopo
planejado e ela terá de aportar uma verba adicional? Como lida com uma possível
negativa? Que desfecho (ou desfechos) você consideraria satisfatório tanto para
sua agência como para a sua cliente?
Dica:
Para
responder, você precisa ter bem claro:
1. Qual o seu
método para “entender do negócio do cliente”?
2. Que sistema
utiliza para controlar prazos e budgets?
3, Como você organiza
a sua equipe e a equipe da agência em torno de um job para garantir que o
trabalho seja criado e executado de forma eficaz?
Parece
trivial demais? Só que não. Tente responder realistica e honestamente a tudo
isso e vai ver que é mais complicado do que parece, dá mais trabalho do que se
imagina. E há mais nuances que 50 tons de cinza.
Apenas
tenha em mente que as melhores profissionais serão aquelas que têm métodos de
trabalho muito bem definidos, desde a burocraria até a “psicologia” no trato
com clientes e o pessoal da agência. É nesse lugar que a gente tem que estar.
(Se preferir, ouça o post aqui)
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