Você conhece a Rede MestreGP? Trata-se de uma plataforma de
diálogo que visa a introdução e consolidação da cultura do gerenciamento de
projetos no mercado de comunicação, principalmente nas agências de publicidade.
A rede
nasceu em 2014 por iniciativa de Ramon Oliveira, publicitário e professor, e já
vem realizando workshops em São Paulo e encontros em São Paulo e Rio de
Janeiro. A propósito, já tem evento programado para o mês que vem, fique ligado.
Conversamos
com o Ramon para contar tudinho aqui. Confira a entrevista:
![]() |
Ramon Oliveira |
Kátia Viola – Por
que gerenciamento de projetos tornou-se uma disciplina importante para as
agências?
Ramon
Oliveira – Hoje a receita das agências não pode mais se basear na compra de
mídia, o que nos dava um certo “conforto financeiro”. Cada vez mais as agências
precisam entregar projetos de variadas naturezas. A necessidade de garantir a
rentabilidade das agências é o que tornou, mais do que necessário, indispensável, a mentalidade de projeto.
KV – E como
você define a mentalidade projetual?
RO – De um
lado temos o papel de estabelecer processos estruturados. Falo de escopo,
cronogramas, fluxo de trabalho, registros de reunião, previsão orçamentária, isso
tem o propósito de garantir a entrega do projeto, falando de técnicas. Por
outro lado temos algo mais subjetivo, que é a expectativa do cliente e da
agência sobre aquele projeto, e nesse sentido a Gestão de Projetos tem o papel
de alinhar a expectativa de todos os envolvidos, deixando claro aquilo que será
entregue. É bom ressaltar que os próprios clientes têm exigido cada vez mais
que as agências apresentem sua metodologia de trabalho e garantam suas entregas
de forma cada vez mais organizada.
KV – Que dificuldades
mais comuns os gerentes de projeto enfrentam no dia-a-dia das agências?
RO – Dentro
das agências de publicidade ainda existe um gap no entendimento do papel do
Gerente de Projetos. De qualquer forma, isso vem mudando. Por um lado, pela
exigência dos clientes e, por outro lado, pela percepção do benefício que a
Gestão de Projetos promove. Por exemplo, um profissional de criação pode pensar
que um gestor de projetos vai exercer um papel limitador no seu processo
criativo. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Trabalhamos justamente
para que ele tenha mais segurança na hora de desenvolver uma ideia. Procuramos
organizar o briefing da forma mais alinhada possível com prazos, custos e
expectativas – pensando nas expectativas do cliente e da agência sobre aquele
projeto. Dessa forma, evitamos que o criativo trabalhe numa ideia que não terá
chances de execução, seja por estar fora do budget, do prazo, do escopo, da
expectativa do cliente. Por isso chegamos à conclusão de que a plataforma
MestreGP deveria ter como foco a disseminação da cultura de gestão de projetos.
KV – Que
tipo de profissional deveria se interessar pelas atividades promovidas pelo
MestreGP?
RO – São
profissionais do mercado, já com alguma experiência. Não necessariamente já
atuando como gerente de projetos, embora eles sejam a maioria em nossos
eventos. Temos atraído até mesmo donos de agência de publicidade, pessoal de
produtoras, atendimentos. Como disse antes, o nosso foco é disseminar a cultura
da gestão de projetos e isso deve passar por todos os profissionais envolvidos
no negócio da comunicação.
KV – Como você
vê a estrutura ideal para a gestão de projetos nas agências?
RO –Trabalhamos
num mercado onde cada agência tem o seu core, mas invariavelmente o entregável
mais importante é a criatividade. Partindo desse ponto, cada agência tem a
melhor forma de se organizar e vai achar o seu jeito de trabalhar com a cultura
projetizada. Mas certamente existe algo mais importante que é disseminar a
cultura da gestão de projetos dentro do mercado publicitário e isso nós promovemos
em todas as nossas atividades. Há processos dos mais simples aos mais
sofisticados, dependendo do próprio projeto, do tipo de cliente, do prazo e do
budget. Há projetos em que não faz sentido preparar relatórios e planilhas
complicadas. Para outros, com escopo muito abrangente e de longo prazo, há que
se fazer um processo com mais ferramentas, mas o importante é ter a capacidade
de entender que quanto mais projetizado você atua, mais eficiência você terá.
KV – Qual o
próximo evento do Mestre GP e como participar?
RO – No dia
8/12/2015 faremos a segunda edição do #EGPMP – Encontro sobre Gestão de
Projetos para o mercado publicitário. Serão painéis que apresentarão um retrato
de como hoje é percebida a gestão de projetos no mercado publicitário no
Brasil. Cada painel vai contar com profissionais de ponta que lideram equipes de
projetos em agências-referência no mercado nacional e mundial. Todas as
informações do evento estão nesse link.
-------
P.S. Agradeço à Tita Thomy, gerente de projetos formada pelo MestreGP, que me deu a dica que culminou nessa entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário