23 de junho de 2008

O Atendimento Sob o Ponto de Vista do Empregador














"A formação é fundamental, mas o que para mim faz a diferença é a atitude do profissional, seu caráter e a forma pela qual ele entende a missão de uma agência de propaganda".


Sempre abordamos aqui no Blog os pré-requisitos, a atitude, a formação do profissional de Atendimento para que tenha uma carreira de sucesso. Imagino que, assim cmo eu, todo mundo queira saber o que pensa aquele que contrata um Atendimento. Como é que a gente faz para encantar essa pessoa e conseguir uma colocação? Pois hoje trazemos uma entrevista com Noel De Simone, um dos sócios do Grupo Casa da Criação, do Rio de Janeiro. Noel já foi cliente, atuou como executivo do Grupo Libra, da Arthur Andersen e da Shell do Brasil S.A., além de ter atuado como consultor de Marketing. Há 18 anos no Grupo Casa da Criação, é o responsável final pelo Planejamento e Atendimento. Ninguém melhor para nos contar como é o departamento de Atendimento na agência e como a seleção profissional é realizada por lá.

KV - Como é estruturado o departamento de Atendimento da Casa da Criação?
De Simone -
Temos 4 núcleos de Atendimento. Ao todo, somos uma equipe de 10 profissionais.

KV - Você já deve ter perdido a conta de quantas pessoas entrevistou ao longo de sua vida profissional. Quando você procura um Atendimento, o que você primeiro estabelece como fundamental?
De Simone -
Acho que a formação é fundamental, mas o que para mim faz a diferença é a atitude do profissional, seu caráter e a forma pela qual ele entende a missão de uma agência de propaganda. Outro fator importante é verificar se este profissional enxerga a Casa da Criação como um emprego ou como uma oportunidade de realizar um projeto de vida.

KV - Há alguma coisa em especial que faz a diferença quando um candidato a Atendimento chega à sua frente? Quando você percebe que aquele é o candidato ideal?
De Simone -
Além dos pontos mencionados anteriormente, tem aquele brilho no olho que só as pessoas que realmente fazem a diferença têm.

KV - E há também quem não corresponde às expectativas, não? Às vezes uma pessoa sai-se superbem na entrevista e as coisas simplesmente não dão certo no dia-a-dia. Como é que você lida com isso?
De Simone -
É muito frustrante, pois é um investimento grande que se perde. Além disso, o Atendimento rapidamente cria vínculos com toda a agência e com os clientes. Outra questão é que junto ao cliente qualquer mudança é sempre muito sensível, e, mesmo que seja para melhor, tem sempre aquele período de adaptação. Somos prestadores de serviço e o bom relacionamento entre pessoas é fator crítico de sucesso.

KV - A Casa da Criação tem algum projeto voltado para os Atendimentos, oferece algum tipo de treinamento?
De Simone -
Temos um programa de coaching para nossos líderes e, no recrutamento, as pessoas que ocuparão cargos mais estratégicos são também entrevistados por um consultor de RH para avaliar uma série de questões ligadas a comportamento, perfil etc. dentro de uma metodologia que inclui até análises grafológicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista com o querido Noel! Ele é uma pessoa fantástica e consegue ter aquela visão holística extremamente necessária na gestão de qualquer negócio.

Anônimo disse...

Sinceramente, acho que o que ele falou foi muito pobre.

Brilho nos olhos é importante, formação também, mas acho que existem essencialidades muito mais relevantes à função.