31 de agosto de 2009

Gestor de Negócios, Acima de Tudo

Matéria de Hoje no Propaganda e Marketing.

Africa amplia função do atendimento
Márcio Santoro, sócio e vice-presidente executivo da agência, explica como a gestão passa a integrar a área

Leva e trás das agências? Não, o profissional de atendimento passa a ser elemento de integração. Essa é a visão de Márcio Santoro, sócio e vice-presidente executivo da Africa. Ele está mudando a nomenclatura da área de atendimento que passa a ter gestão na sua identidade formal. Santoro enfatiza que não é algo retórico, mas que amplia o escopo das atividades.

Os profissionais destacados são responsáveis por gestão de pessoas, de estratégias e conhecimento, de custos, liderança e postura, e de poder de convencimento, influência,implementação e, também, capacidade de negociação. “Os clientes estão cobrando cada vez mais retorno sobre os investimentos, o chamado ROI, e isso exige que os profissionais envolvidos na operação tenham uma visão mais global dos processos. Não basta criar a campanha, mas enxergar possibilidades além da comunicação. Em campanhas para a Mitsubishi, por exemplo, chegamos a sugerir nomes para novas tecnologias. Esse comportamento garante mais produtividade”, explicou Santoro, que está cursando em Harvard o OPM (Owner/President Management Program). “É um aperfeiçoamento de gestão de marca e desempenho da conta dentro da agência, pois o papel é transcender função original”, ele acrescentou.

Santoro conta com auxílio da executiva Renata Brasil na condução da divisão de atendimento e gestão da Africa. “Ela vem de cliente, como a Souza Cruz, por exemplo, e nos permite identificar uma série de procedimentos de um anunciante. Nosso papel é mais amplo porque há uma clara diminuição das estruturas dos clientes. Temos que suprir essas necessidades”. 

por Paulo Macedo

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de agradecer pelo curso que fiz com você em Juiz de Fora!Gostei muito e você ganhou mais uma fã!=D
Fiquei com mais vontade de me tornar uma gestora de contas!
Muito obrigada,
Beijos,
Thais(sou uma das estudantes, a loira que estava na sua frente)=D

Katia Viola disse...

Obrigada, Thais. Beijos e sucesso.