28 de novembro de 2011

Até Que Enfim Um Bootcamp de Atendimento!

(Fonte: Propmark)
ESPM terá curso trimestral de atendimento em agência
Aulas serão ministradas por profissionais como Marcelo Passos (Africa) e Anselmo Ramos (Ogilvy)

Aquele profissional de atendimento que um dia já foi chamado de “o leva e traz da agência” ficou para trás. Literalmente no passado. Hoje, quem quiser trabalhar nessa área tem que ser estratégico. “Isso é tão antigo quanto andar para trás. Essa figura não existe mais. Hoje um profissional de atendimento é quase um consultor da agência”, afirma Marcelo Passos, vice-presidente de atendimento da Africa e que será um dos professores do curso Bootcamp Atendimento das Agências, que a Miami Ad School e a ESPM lançam em janeiro de 2012.

O curso é uma reação do universo acadêmico a uma necessidade do mercado. O diretor da MAS/ESPM, Paulo Sérgio Quartiemeister, conta que para chegar ao programa final a universidade ouviu líderes do mercado e que todos foram unânimes em dizer que havia demanda para um curso de atendimento. “Essa é uma área da agência carente de cursos, ao contrário da criação, do planejamento. Além disso, há necessidade de aprimorar o trabalho do atendimento e mostrar a sua importância”, comenta Quartiemeister.

O curso trimestral vai mostrar o que um profissional de atendimento precisa ter. O executivo da ESPM enumera algumas dessas características. “Atendimento precisa ter visão estratégica, entender dos negócios dos clientes. Precisa saber negociar, saber administrar crises e pessoas e ter conhecimento das áreas das agências. Dizemos que ele é o maestro da agência, porque precisa coordenar e ter a visão do todo”, reforça.

Passos vai além. Na visão dele, o contraponto do curso é mostrar como o departamento de atendimento é gestor dentro das agências. “Um profissional de atendimento tem que saber entender o que está por trás de um briefing, por exemplo. Ele funciona como uma espécie de bússola na agência. Acredito muito na educação, no aumento do repertório. Por isso o treinamento e estudo são essenciais para a formação. O profissional de atendimento que acha que não precisa se aperfeiçoar está fadado a perder espaço no mercado”, sentencia o vice-presidente de atendimento da Africa.

O curso Bootcamp de Atendimento da MAS/ESPM reúne profissionais de sucesso do mercado publicitário como professores. Além de Passos, estão na lista: Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy; Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar; e Paulo Zoega, sócio da QG Propaganda, entre outros nomes. Antonio Fadiga, sócio e ceo da Fischer&Friends, faz a aula inaugural do curso, com início previsto para o dia 19 de janeiro, no Campus ESPM Professor Francisco Gracioso, em São Paulo.

por Kelly Dores

2 comentários:

viviane lima disse...

ESPM do Rio, façam um curso também! Existem milhares de agencias no RJ,muitas de web, por que nao fazer um curso de atendimento por aqui tambem? =)

VIRGINIA ALVES disse...

GOSTARIA DE DAR IDEIA DE QUE ESTE CURSO SEJA MINISTRADO EM UBERLÂNDIA, MG- HAJA VISTO A QUANTIDADE DE AGENCIAS E PROFISSIONAIS DA ÁREA EM ASCENSÃO. EU SOU ATENDENTE DE UMA AGENCIA NA CIDADE E SE TIVESSE O CURSO EU SERIA UMA ALUNA INTERESSA NA RECICLAGEM DESTA ÁREA QUE SÓ APRENDEMOS NA FACULDADE OU NA PRÁTICA MESMO. UBERLÂNDIA TEM UM GRANDE MERCADO NESTA ÁREA E PROFISSIONAIS MARAVILHOSOS, CREIO EU INTERESSADOS EM CRESCER CADA VEZ MAIS, COMO EU.;