4 de dezembro de 2008

O Atendimento e a Comunicação Integrada

Muito além da propaganda em TV, rádio, revista e jornal, hoje as possibilidades que uma marca ou serviço têm para se comunicar são inúmeras. Manter-se atualizado sobre esse repertório de possibilidades é hoje não apenas uma questão de sobrevivência, mas o caminho na direção do sucesso na função de Atendimento.

Mais uma vez o jornal Meio & Mensagem publica um artigo com foco no Atendimento e no seu papel integrador. Dessa vez, quem escreve é José Boralli, presidente da Momentum Worldwide Brasil. Compartilho a leitura:

Integração Bem Orquestrada
M&M, 17/11/08

Virado de costas para a platéia, o maestro sinaliza com sua batuta as entradas precisas de cada instrumento para que o conjunto da obra resulte em uma música agradável aos ouvidos de quem a escuta.

Assim como em uma orquestra, na agência de publicidade seus diferentes departamentos também precisam trabalhar em perfeita sintonia interna. Não basta estar afinado com o cliente se, dentro de sua estrutura, a comunicação é truncada e cheia de ruídos. Seria como se um instrumento entrasse no momento errado ou estivesse desafinado durante a apresentação.

O mercado ultimamente dá alertas fortes sobre o assunto. De prêmios internacionais a discussões em congressos e em almoços com profissionais da área, a comunicação integrada merece a atenção de todos que fazem parte de um time publicitário. Mas, em especial, o atendimento deve incorporar com mais intensidade esses sinais.

E por que o atendimento? Depois de passar por uma fase em que sua função chegou a ser colocada em xeque, esse profissional carrega consigo, agora, a oportunidade de assumir o papel de integrador. Conseguirá, assim, valorizar suas principais habilidades. Afinal, ele é (e sempre foi) a figura que mais transita entre as diversas áreas da agência — mídia, criação, planejamento. Isso sem dizer que é também o contato direto com o cliente.

Comento sobre o assunto por experiência própria.

Segui carreira nessa área. No atual negócio, percebi que fica mais latente a necessidade de o atendimento incorporar o papel de integrador. A visão que desenvolvi ao longo dos anos facilitou, e muito, essa minha nova função.

A expertise do atendimento/integrador só potencializa o caminho a ser percorrido pela agência nesse processo de consolidação da comunicação integrada. Chegou a vez de o atendimento empunhar a batuta e orquestrar, de maneira harmoniosa, as ações que compõem uma campanha. Hoje, a idéia criativa precisa ir além de um filme. Precisa ser uma solução mais abrangente, que contemple outras frentes.

Para isso, é necessário que o atendimento atualize sempre seu conhecimento e esteja familiarizado com o que há de novo no mercado de comunicação, para poder desempenhar sua função de integrador de forma harmoniosa e inovadora entre os diversos departamentos da agência e o cliente.

Um exemplo disso é a crescente tendência na fusão entre as ações físicas — como filmes, anúncios impressos, eventos e material de PDV—e os recursos digitais, como internet e mobile marketing. Quanto mais familiarizado o atendimento estiver com esse universo, mais fácil será para sugerir uma ação nesses moldes ao cliente. Além disso, será fundamental conduzir e acompanhar a produção desse trabalho com as áreas de planejamento, criação e mídia, otimizando os recursos disponíveis.

Para se ter uma noção de como esse assunto é atual, ações integradas e bem orquestradas têm o poder de propiciar que os processos da agência sejam mais eficientes, reduzindo custos e tornando-os mais assertivos. Neste momento de algumas incertezas, bem como de oportunidades, nada melhor do que estar bem servido de integradores.

O próprio mercado publicitário indica sem timidez as tendências nessa direção. Uma das provas concretas para estimular o conceito de campanhas integradas se materializa no prêmio máximo de Cannes — o Titanium. Criado em 2003, ele também passa por constantes ajustes em seus critérios para desafiar ainda mais os produtos que concorrem na categoria. Na última edição, em 2007, recebeu inclusive uma extensão no título: Titanium & Integrated Lions.

A partir de agora, a responsabilidade do atendimento está mais em evidência. Cabe principalmente a ele se conscientizar da importância do seu papel de integrador, revitalizar a função do atendimento e, por que não, comandar o time para partir em busca do Titanium.

Esse trabalho em equipe, com a indispensável participação da criação, da mídia e do planejamento, pode levar a agência a conquistar o tão sonhado troféu. Se for o caso de subir ao palco do Palais des Festivals para receber o troféu, o integrador trará em suas mãos o símbolo que atesta a capacidade do grupo de ter conseguido colocar em prática ações integradas.

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