Estou finalizando a minha faculdade de publicidade e ainda martela na minha cabeça a seguinte questão: o papel do profissional do atendimento. Muitos defendem a máxima de que representamos o cliente dentro da agência e a agência no cliente; outros defendem que isso já foi ultrapassado e vivemos uma outra fase. Qual momento você acha que estamos vivendo agora? E como agir quando você percebe que está num ambiente que ainda te consideram um "carregador de layouts"?
Carlos Augusto - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), MG
Carlos Augusto,
O Atendimento é um gestor de negócios. Poderíamos dizer que tudo começa e termina no Atendimento, por isso a nossa responsabilidade é enorme. Quanto mais complexa se torna a comunicação entre marca e consumidor, mais complexo fica o papel de uma agência de comunicação, e mais importante fica o Atendimento, que é quem vai liderar todo esse processo dentro da agência e com o cliente.
Hoje costuma-se dizer que o Atendimento é o “integrador do processo de comunicação”. Sua função não é meramente administrativa, mas de liderança e de colaboração em todas as fases do trabalho.
Existem empresas que ainda acham que o Atendimento pode ser um leva-e-traz. Isso acontece pelo não entendimento da importância desse profissional para o negócio. Mas eu percebo que isso vem mudando, já que o Atendimento tem sido uma das carreiras que mais cresce em importância dentro das agências e por isso tem se falado mais no assunto nos veículos especializados, os estudantes estão buscando informação (como você, por exemplo) e uma coisa leva à outra. Em breve esse cenário muda. E cabe a nós ajudar nessa mudança.
Há vários artigos aqui no blog que falam sobre esse conceito de integração e da importância da função de Atendimento. Dê uma passeada nos posts com marcadores "Para Ser Um Bom Atendimento", "Compartilho a Leitura" e "Bibliografia sobre Atendimento" e você terá material para se aprofundar mais.
Um abraço.
Um comentário:
Creio que o atendimento hoje é a peça chave de toda agência, mesmo porque ele é responsável pela busca de novas contas e o elo dessa parceria. A valorização desse profissional, mesmo que seja tardia é a recompensa, por trás de toda companha bem feita, sempre terá o Atendimento que por muitas e muitas vezes correu atrás e batalhou pelo cliente. Avante!
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