9 de maio de 2009

Atendimento de Brasília Ganha a Promoção do Livro "O Executivo de Contas Publicitárias"

Paula Calais, diretora de atendimento da Doisnovemeia Publicidade, agência júnior da Universidade de Brasília (UnB) enviou o depoimento vencedor.

Na foto vemos Paula (de óculos, no centro) e a equipe da agência. Parabéns, Paula!


Certa vez escrevi aqui no blog sobre algumas características da relação entre agência e anunciante, falando das diferenças entre ser parceiro e fornecedor. Construir essa relação parceira depende muito do Atendimento. Algumas relações podem começar com uma simples concorrência de preço, mas isso pode ser mudado se a atitude ao atender a conta encanta esse anunciante. E um exemplo disso é a história que Paula Calais trouxe para nós:


Naquela tarde, tivemos uma reunião de primeiro contato com um anunciante dono da loja A Gestante, a maior do setor moda gestante de Brasília, voltada para o público BC. Nos surpreendemos ao ser informados que, na verdade, o anunciante pensava em abrir uma nova loja voltada para as classes A e B. Novo nome, logo, tudo a fazer.

Em princípiio nos disse que queria a criação da identidade visual da loja. Mas deixou claro que estávamos concorrendo com outra agência e que escolheria baseado no orçamento. Apesar disso, gostamos do desafio e decidimos participar da concorrência.

Só que comecei a refletir se deveríamos oferecer apenas o que nos foi solicitado. Decidi que não. Quem sabe se apresentássemos outras peças, como por exemplo um calendário específico que a futura mamãe poderia usar para acompanhar cada etapa de sua gestação etc. E assim fizemos, apresentando, além do orçamento, outros materiais que poderiam ajudar nosso cliente a conquistar e fidelizar suas clientes.

Após analisar as propostas das agências, o cliente nos chamou para uma reunião. Disse que se interessou muito em trabalhar conosco pelo interesse que demonstramos e pelas propostas a mais que apresentamos. Mas havia um "porém": nosso preço era o dobro da outra empresa concorrente. Voltamos para a agência, discutimos com o financeiro, e chegamos a uma outra proposta. Mas, mesmo assim, mais cara que a da outra empresa.

E dessa vez fomos oficialmente escolhidos! Segundo o cliente, "pela criatividade já demonstrada e pela proatividade do atendimento".

Mesmo com toda a alegria da conquista - e por causa dela também - não paramos por aí. Já na reunião de briefing, coletando as informações que íriamos precisar, conversei com ele sobre a importância de criarmos um posicionamento para a nova marca, expliquei o trabalho que a nossa área de Planejamento poderia fazer e todo o processo de pesquisa e de desenvolvimento que poderíamos desenvolver para criar esse posicionamento. E assim, incluímos mais esse item em nossa proposta financeira e no escopo de trabalho.

Durante o processo de pesquisa e na fase do desenvolvimento do posicionamento, não atuei apenas como Atendimento, mas também atuei ao lado da equipe de Planejamento. E durante a criação da marca, tratei de motivar a equipe para que apresentássemos um trabalho fora do lugar-comum, mas coerente com o posicionamento. Foram algumas idas e vindas. Analisei algumas propostas da criação, mas só me dei por satisfeita quando atingimos a proposta que iria demosntrar para nosso cliente que valeu a pena ele ter nos escolhido.

E assim desenvolvemos o trabalho. Aprovamos posicionamento, nome, marca e desenvolvemos outras peças, como resultado de nosso esforço em prol de um bom trabalho. Agora, estamos trabalhando num plano para a inaugiração da loja.

Acredito que essa história mostre a diferença que pode fazer um atendimento, aquele que participa de todas as etapas do trabalho da agência, que integra as áreas e que mantém um bom relacionamento com o cliente, fazendo toda a diferença para a agência e para suas contas. Um trabalho que era "apenas" de criação de logomarca e papelaria, veio a se tornar numa aposta em planejamento e desenvolvimento de campanhas.


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Em Tempo:

Para saber como foi a promoção, leia aqui.

Se você se interessou pelo livro "O Executivo de Contas Publicitárias - De Contato a Consultor de Comunicação", do professor Admir Borges, poderá adquirí-lo através da editora. É só mandar um email para publicacoes@fch.fumec.br

Um comentário:

Zazou disse...

E como esta a posição da Zazou no mercado de Brasilia dentro deste seu planejamento para esta nova loja?