2 de novembro de 2009

Sobre Ternos e Alfaiates


Volta e meia me lembro da piada do alfaiate. É uma piada “visual”, fica mais engraçada quando a gente conta ao vivo, representando. Então, tente imaginar a cena. É mais ou menos assim. Um cara resolveu fazer um terno sob medida. No dia em que foi experimentar a roupa, reparou em alguns defeitos e imediatamente comunicou ao alfaiate. Começou dizendo: “A manga do lado direito está mais longa que a do lado esquerdo.”. Daí o alfaiate prontamente respondeu: “Ah, isso é porque o senhor está nessa posição. Se levantar um pouco o braço direito, vai ver que ficou perfeito”. O homem, então, levantou o braço e ambas as mangas ficaram na altura correta do punho. “Viu só?”, disse o alfaiate com ar de sabichão. O homem então apontou um defeitinho na calça, uma ligeira prega que se formava na altura do quadril. Mas logo obteve a seguinte orientação: “Ora, se o senhor se inclinar ligeiramente para o lado, vai ver que a prega desaparecerá”. O homem deu uma ligeira inclinada e a prega realmente sumiu. Com um dos braços levantado e o quadril pendendo para o outro lado, o homem então ponderou que num dos ombros do paletó havia outra prega. E novamente o alfaiate o orientou a se retorcer um pouquinho porque o defeito acontecia apenas porque ele estava em determinada posição. E assim a coisa continuou por algum tempo até que o nosso homem acabou completamente contorcido dentro de seu terno novo. Com algum sacrifício, conseguiu pegar a carteira, pagou ao alfaiate e saiu. Já na rua, outro homem vem em sua direção. Olha para ele estupefato e não resiste ao comentário: “Nossa, o senhor é todo torto, mas tem um alfaiate ma-ra-vi-lho-so!”

Uma das atribuições do Atendimento é analisar os projetos antes de apresentá-los ao cliente. Por isso é tão importante o acompanhamento do trabalho junto à Criação, à Mídia, à Produção etc. É durante o processo que as “pregas” ou aquela “manga que ficou mais longa” do que deveria precisam ser ajustadas. Se a análise acontece depois do trabalho pronto, tudo fica mais complicado. Em cima da hora não dá tempo de ponderar nada.

E quem não viu esse filme? É, aquele em que “alguém” banca o alfaiate espertinho que joga uma explicação bizarra para aprovar um projeto sem pé nem cabeça. No final, a comunicação não faz o menor sentido, mas o layout tá lindo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, só tem um problema que é antigo, a criação aceitar "os ajustes" sugeridos pelo atendimento. Tudo ficaria mais fácil o dia que criação e atendimento se entender melhor. Outra coisa que percebo é o número cada vez maior de clientes por atendimento, o que diminui a qualidade nos trabalhos, menos tempo para o relacionamento, acompanhamento e ai vai.

Thainná Araujo disse...

Muito bom! Concordo plenamente que o atendimento deva acompanhar todo o processo de construção de um trabalho. Afinal, o atendimento é a ponte entre o cliente e a agência. Também concordo que não somente a criação deva entender e aceitar esses "ajustes". Não sei se bem acitar , mas sim chegar em um acordo, afinal, uma agência é uma equipe, um depende do outro para que o trabalho final não acabe como o exemplo do texto.

Luciano Caetano disse...

Concordo, fazer ajuste ou "emendas" na hora só demonstra falta de profissionalismo.
O bom profissional além de acompanhar todo o processo, também já tem uma noção do que deve ou não ser apresentado ao cliente.