27 de maio de 2013

Levante, Sacuda a Poeira, Dê a Volta por Cima

“Caí de paraquedas no Atendimento” – essa é a resposta recorrente quando pergunto a algum profissional da área como começou sua carreira. Ela só reforça o que a gente sempre soube: são raros os que escolhem deliberadamente esse caminho.

Criação, planejamento, mídia. De uma forma ou de outra, desde a faculdade os estudantes fazem uma ideia do que tratam essas disciplinas. E terão boas chances de se aprofundar, pois mais horas são dedicadas ao ensino das mesmas e mais livros foram escritos sobre esses temas. Já sobre Atendimento Publicitário não se pode dizer o mesmo, muito embora seu papel fundamental seja integrar essas e outras disciplinas no processo de comunicação.

Quem desejaria em sã consciência seguir a carreira de Atendimento Publicitário? Afinal, é um profissional que, em tempos de exposição em redes sociais e reality shows, atua nos bastidores. Que, não raro, nem vai constar na ficha técnica das campanhas que ajudou a produzir. Que, paradoxalmente, menos aparece quanto mais eficazmente realiza seu trabalho.

Cabe então outro questionamento: se não é raro cair de paraquedas no Atendimento, por que também não é raro que muitos permaneçam por anos e anos na função?

2 comentários:

Rafael Luiz disse...

Acho que sou um desses loucos, tenho total admiração e atração pela area de atendimento publicitário. Já provei de outras fontes, e todas me levaram a crer fielmente que este é o meu caminho. Só gostaria que a area fosse mais bem divulgada, obviamente, e que as portas de entrada fossem melhores sinalizadas.

Agradeço por todas as informações.

Rafael Luiz, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda.

Anônimo disse...

Eu sou uma dessas que caiu na área de atendimento, acredito que isso aconteça por que muitos profissionais acabaram de formar estão procurando por seu primeiro emprego. Comecei como atendimento agora e estou gostando muito do meu trabalho, o ritmo que precisamos ter no dia a dia é impressionante. E também, quero melhorar no meu trabalho. Estou tentando melhorar todos os dias. E acho que é por isso que muitas pessoas ficam anos trabalhando nessa área.