Kátia,
achei você e tão apaixonada pelo que faz que resolvi pedir sua ajuda. Sou formada em Propaganda e Marketing pela ESPM,
trabalhei por uns três anos como diretora de arte e um belo dia resolvi mudar.
Virei produtora de eventos e há 10 anos
trabalho na área. Mas, mais uma vez, não me encontro na profissão. Depois
de muito pensar, acredito que eu me daria bem sendo Atendimento, pois
além da produção em si, em grande parte do meu
dia-a-dia faço uma espécie de atendimento. Não sei por onde começar, ainda mais com 33 anos de idade. Cursos? Enviar CVs para as agências em geral
ou para agências de eventos?
Ligia
Moraes, São Paulo
Querida Ligia,
Que coincidência! No final de 2015 fiz um trabalho de
coaching de Atendimento para uma profissional que tinhas questões bem semelhantes às suas. O desfecho foi muito positivo, com ela já iniciando 2016
como Atendimento de agência. Conto essa história para te agradecer pelo envio
da mensagem, pois você criou uma linda oportunidade de discutirmos esse assunto aqui no
blog, e tornou possível para outras pessoas se beneficiarem de algumas orientações.
Primeira observação: sua mensagem contém as perguntas
e as respostas. Portanto, o que vou procurar aqui é oferecer uma orientação a
respeito de como colocar as suas ideias em prática. Vamos lá.
Dica 1: experiência em atendimento é algo mais amplo
que atuar como atendimento
Não necessariamente as agências contratam quem já foi
atendimento de agência para atuar no departamento. Quer um exemplo? Profissionais
oriundos do marketing de anunciantes costumam ser contratados. Esses
profissionais trazem para as agências uma importante visão sobre o outro lado
do balcão. E você, o que tem para oferecer que pode soar como música para um
possível empregador? O que você sabe fazer bem que pode agregar à área de
Atendimento? Você diz que faz “um certo atendimento” na empresa atual. Imagino
que você lide com fornecedores, com os clientes da empresa, que tenha que
negociar bastante, gerenciar equipe, se relacionar. Além disso, trabalhando na
área de produção, acredito que tenha desenvolvido senso de urgência, que sabe
lidar com prazos e orçamentos apertados. Pode ter também gerenciado verbas
importantes, grandes, uma baita responsabilidade. A chave de um bom CV é
exatamente essa: construa-o – e treine o seu discurso, para a hora da
entrevista – de forma a mostrar as
habilidades que você tem e que são úteis na função de atendimento, mesmo que
você não seja (ainda) atendimento.
Dica 2: Network é pra ser usado
Óbvio que para qualquer posição que você almeje tudo
fica mais fácil se alguém já conhece o seu trabalho. Mesmo que você não tenha
atuado como Atendimento, comece a falar com algumas pessoas conhecidas que você
tem vontade de migrar para a área e explique o porquê usando aqueles argumentos
que discutimos acima (mais uma vez, a importância de preparar o discurso a seu
favor).
Dica 3: Construir network na área em que deseja atuar não é um bicho de sete cabeças
Por isso mesmo, não saia por aí enviando seu currículo e ligando
depois para saber se poderá se encaixar numa possível vaga. Faça uma pesquisa e
selecione as agências em que deseja trabalhar. Claro que acho interessante e
recomendável você incluir nessa lista as agências de produção de eventos, pois
eles precisam de atendimentos com conhecimento de causa e isso pode facilitar
as coisas pra você. Ligue para os diretores de atendimento das agências,
apresente-se e diga que gostaria de abraçar a carreira de atendimento e
gostaria de conversar a respeito, obtendo alguns conselhos e dicas, exatamente
como fez aqui comigo. Sim, é isso. Não peça emprego, peça dicas, peça um tempo
mínimo, peça conselhos. Tenho certeza de que muitos de meus colegas de
profissão não te negarão um papo. Conseguindo um encontro presencial,
prepare-se bem com as dicas que já te dei. Seja sincero (humilde), mas firme.
Ouça muito. Voilà! Olha só quanto networking você estará fazendo. Essas pessoas
vão te conhecer e, quem sabe, simpatizar contigo, gostar do seu jeito, da sua
postura profissional e te dar uma chance ali mesmo ou te indicar para outra
agência.
Dica 4: Cursos sempre. Estudar sempre. Aprender sempre
Alás, essa também é uma ótima oportunidade de networking.
Fique ligada no blog e na página Fazendo Atendimento Publicitário no Facebook. Sempre dou dicas de cursos (à propósito, vou dar um workshop de Atendimento dia 16/1, sábado, no RJ).
Dica 5: Esquece esse negócio de idade, viu? ;)
4 comentários:
Olá.
Gostaria apenas de contar minha pequena história relacionada ao tema.
Até fevereiro eu era analista de mkt em uma indústria, devido a crise o primeiro setor que é cortado é o de mkt.
Depois de sair pensei muito o que fazer, mandei vários CVs e nada. Até que um dia fui chamado para uma conversa na agência que eu contratava para organizar os eventos que eu fazia na indústria.
Hoje eu sou o atendimento da agência, sendo que nunca havia trabalhado nesse posto antes. Estou muito feliz com isso.
Ahhh, tenho 35 anos e não tenho problema nenhum em recomeçar.
Thiago, obrigada por compartilhar sua história. É isso aí, também recomecei algumas vezes e não me arrependo. Sucesso e bem-vindo ao Atendimento!
Ae xará, agora é a minha vez de começar de novo. Tamo junto! rsrs
Kátia, seu blog foi a salvação aqui. Muitas informações de qualidade que ajudam muito a entender mais sobre a área. Gratidão.
Sucesso para vocês.
Thiago Cal, fico felliz em poder ser útil. Conte comigo e bem-vindo ao fascinante mundo da gestão de contas. Um gde abraço da Katia Viola
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