20 de janeiro de 2016

Profissão: Publicitário


Eu me divirto muito com as piadas sobre a vida corporativa. Adoro os quadrinhos do Dilbert, rolo de rir com a série The Office (gosto mais da versão britânica, com o Ricky Gervais) e tenho adorado a série brasileira "Odeio Segundas". Afinal, para que suar tanto a camisa, virar noites, passar a maior parte do dia com pessoas que não escolhemos para conviver e não conseguir rir disso tudo?

Há uns anos comprei o livro 100 Bullshit Job... And How To Get Them, do Stanley Bing. O cara listou, descreveu e classificou 100 profissões segundo uma “fórmula matemática” que determina o quociente de bullshit de cada uma delas. Ele ainda explica como seguir essas carreiras e o que esperar do futuro a partir dessa escolha. Hilário, ácido, crítico, bem escrito. Mas, surpresa! Uma das profissões listadas é a de publicitário... Segundo Bing, nossa profissão atinge a marca de 100 % de pura bullshit. Mas há um atenuante: não estamos no topo da lista. Bullshit é um quociente que, segundo Bing, pode chegar a muito mais que 100% em algumas profissões, como por exemplo: a moça do tempo, o media trainer, o headhunter, o astrólogo, o chairman etc. Enfim, há bullshits e BULLSHITS.

Até aí, OK, mas pensando aqui com meus botões, eu diria que uma coisa é ler um livro inteligente, assistir a uma série, ver um filme com conotação crítica. Outra coisa é ter que lidar no dia-a-dia com piadinhas e estereótipos idiotizados pela da falta total de conhecimento sobre o que realmente fazemos na nossa profissão. Somos os egocêntricos-moderninhos (os criativos), os puxa-sacos (a turma do atendimento), e por aí vai. E, de uma forma geral, independentemente da área em que trabalhamos, somos considerados inescrupulosos, antiéticos, os faz-tudo-por-dinheiro.

Mas o que temos feito para mudar essa imagem? Não muito, parece que a gente não se importa. Ou no fundo a gente acha mesmo que o que fazemos é pura bullshit. Eu, heim!

Um comentário:

Aprovado com ajustes! disse...

Olá,
Estou com uma dúvida e gostaria da sua opinião.
O atendimento como vemos/temos hoje em dia está com os dias contados?

Você acha haverá uma divisão com foco em planejamento x gerente de projetos x operações?