14 de julho de 2009

Portfolio do Atendimento 2

Já publicamos aqui algumas dicas para compor o portfolio de um Atendimento. Agora, trazemos outras bem legais que o professor Don Dickinson, da Universidade de Portland, publicou em seu livro The New Account Manager .

Como Montar seu Book

Estudantes que aspiram a um posto na criação são treinados na arte de montar um portfolio (ou book) com trabalhos que os ajudarão a conseguir um emprego. Mas gestores de conta não são diferentes. Seu book mostrará como você pensa e como você vende (nesse caso, você).

O portfólio de um Atendimento recém-formado que procura emprego deve conter:

- Exemplos de trabalhos realizados ou campanhas em que você trabalhou durante seu estágio. Inclua uma breve explicação por escrito sobre que papel você desempenhou.

- Projetos de publicidade em que você trabalhou durante a faculdade ou como voluntário de algum serviço comunitário.

- Um documento escrito por você, preferencialmente uma proposta ou um relatório.

- Cartas de recomendação que especifiquem suas habilidades em publicidade ou marketing.

- Exemplos de anúncios até no máximo de três campanhas recentes que você realmente gostou. Escreva um parágrafo explicando por que você gosta das campanhas. Faça observações acuradas. Pense na estratégia subliminar, nos insights-chave e na integração.

- Artigos sobre você ou projetos de publicidade nos quais trabalhou.

- Até uns três artigos de veículos do trade que você ache especialmente interessantes. Assinale as frases-chave. Se os artigos falarem de assuntos que dizem respeito ao Atendimento e seu entrevistador ainda não os tiver lido, talvez ele te peça uma cópia. Não é bacana isso?

- Seu histórico escolar.

- Algo para colocar tudo isso dentro. Uma loja bacana que venda pastas terá certamente portfolios. Invista num bom material que te ajude a apresentar o conteúdo que você preparou.

3 comentários:

Marcelo Chabes disse...

Será que esta história de pasta já não está ultrapassada? Hoje vivemos online. Se tiver um dinheiro, ou conhecimento...nada como fazer um hotsite pra voce. Ou até mesmo, apresentar tudo isso através de um Blog.

Abss

Edson Sousa Jr. disse...

O melhor mesmo é ter as duas opções: uma física para levar e deixar na entrevista e outra digital para poder enviar por email por exemplo ou mostrar quando necessário.

William =) disse...

Acho que é uma ferramenta muito válida para nossa área. Recentemente enviei meu portfólio de uma forma inusitada para uma grande agência onde moro e isso fez bastante diferença na hora de me diferenciar. Acabamos não fechando a proposta, mas por conta de meu portfólio fui indicado para outro lugar onde estou agora. Acredito que o portfólio serve para abrir uma porta, por isso escrever demais nele acaba limitando a sua venda pessoal que deve ser feita na conversa (entrevista).