Para o Gestor de Contas, administrar o tempo pode se tornar uma tarefa das mais difíceis. Com raríssimas exceções, nosso trabalho engloba necessariamente a dependência de entrega: de respostas, de tarefas vindas de outros departamentos (mídia, produção, criação), fornecedores, clientes. Depender dos outros dá trabalho? Toma tempo demais?
O problema não é trabalhar muito, mas trabalhar ineficientemente, trabalhar errado, trabalhar apressadamente sem necessidade. Há de haver tempo para que se realize a boa gestão de contas. Mas falta tempo porque há muito trabalho ou porque o tempo nos é roubado descaradamente?
Não precisava ser tão difícil assim gerenciar os projetos da agência se não houvesse gente que acha que trabalha sozinha, que basta fazer a sua parte e o todo se completa como mágica. Pessoas que não percebem (ou fingem que não percebem) que uma coisa se conecta à outra. Agir assim é desrespeitar e/ou subestimar o trabalho alheio.
Trabalhar com ladrões de tempo é viver perigosamente. Vira um exercício de adivinhação, de pressuposto, de infindáveis surpresas (nem sempre boas). Nos deixa tensos além da medida. Nos faz trabalhar horas a mais vendo longa parte de nosso dia ser simplesmente desperdiçada. No final das contas, faz a gente ter que gerenciar o tempo delas também, o que dá munição para discursos retóricos. Já reparou que essa turma adora reclamar que está sendo “muito pressionada” para tirar de si a parte de responsabilidade que lhes cabe em qualquer falha do processo? Então, não se deixe enganar por esse papo furado.
Gestão é zelar pela realização do bom trabalho, por processos que sejam seguidos, pela integração da equipe. Pela entrega do melhor trabalho - conseqüência natural. Brigar por isso é nossa obrigação, não tem nada a ver com pressão pela simples pressão. Prazo é coisa séria. E tempo é dinheiro.
Todo cuidado é pouco. Basta um só “ladrão” e no final todos ficamos presos virando noites e comendo a pizza de sempre.
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