26 de dezembro de 2012

Livro: Um Presente Bacana Para Seus Clientes… e que Ainda Pode Te Ajudar Na Relação Com Eles

Não raro temos que atender clientes que pouco ou nada entendem do nosso negócio. Calma, isso não é ruim de todo. Pense bem: se o cliente entendesse tudo sobre o trabalho que você e sua agência desenvolvem, não precisaria de você. Se o seu cliente não conhece bem propaganda e comunicação em geral, eduque-o. Apresente a ele o seu mundo e mostre o quanto ele é interessante. Melhor ainda, faça-o comprovar o quanto uma agência é útil para o desenvolvimento de seus negócios.


Há livros que falam sobre o assunto e são muito gostosos de ler. Nada têm de tecnicidades e jargões. Se está em dúvida sobre um presente original para seus clientes neste final de ano, e que ainda poderá se converter num presentão para você e sua agência, que tal incluir na lista um destes aqui?

Fazer Acontecer.com.br – do publicitário Julio Ribeiro. É uma nova edição do livro Fazer Acontecer, agora com 6 capítulos a mais. Um livro cheio de insights maravilhosos e lições de vida e de comunicação. Tem muita coisa sobre a relação agência-cliente que todo cliente deveria saber e toda agência deveria implantar. Para degustar, leia aqui o capítulo O Homem Que Ensinou o Cavalo a Não Comer.

O Fator VDM: Um Guia Antidesastres em Projetos Criativos - do jornalista e gestor de projetos Luis Marcelo Mendes. O livro pretende contribuir para que o leitor possa estabelecer uma cultura projetual comum com seus clientes, que seja boa para todos e que produza bons resultados, afinal, como o próprio autor comenta, “para cada case de sucesso existem mil histórias onde as coisas não foram tão bem, o resultado final não ficou como esperado e a relação com os clientes saiu abalada”. Soa familiar? Pois é. Há duas versões do livro, uma delas para clientes. Você pode dar uma lida nas primeiras páginas no site da Amazon (e-book).

Entenda Propaganda – 101 Perguntas e Respostas Sobre Como Usar o Poder da Propaganda Para Gerar Negócios. Sempre que dou uma folheada nesse livro, penso que todo anunciante deveria lê-lo antes, durante e depois de contratar uma agência de propaganda. Como o próprio título já diz, o livro é todo em forma de perguntas e respostas. Escrito por Júlio Ribeiro e José Eustachio, sócios-diretores da premiada agência Talent. A pergunta-resposta de número 90 é uma das minhas preferidas...claro. Ela fala sobre o papel do Atendimento. Você pode ler aqui.

O Deus da Criação, uma visão teológico-criativa religiosamente publicitária – do publicitário e escritor Adilson Xavier. Seu cliente não precisa ser religioso para curtir esse livro. A proposta, nas palavras de Adilson é “ extrair dos evangelhos princípios básicos de comunicação, não fazer qualquer tipo de pregação religiosa.” Os capítulos do livro estão em forma de “mandamentos”. Para você ter uma ideia da coisa, o oitavo deles é CONFIARÁS. Adilson discorre sobre a importância da confiança, desde a confiança na mensagem que vamos propor até a confiança entre cliente e agência. Veja só esse trecho: (...) Cliente que treme na base abala tanto a confiança da agência quanto a agência que treme na base tende a abalar a confiança do cliente. Cliente que não dá sinais de querer uma relação estável com a agência está claramente apontando para uma auto-instabilidade que inevitavelmente vai afetar a qualidade do trabalho que ele recebe, além de manter a agência em permanente prospecção de possíveis concorrentes mais confiantes e confiáveis.
A lei da reciprocidade é infalível, e Jesus sabia lidar com ela como ninguém. Dando o exemplo, caminhando lado a lado, compartilhando as mesmas experiências de seus discípulos ele obteve sua adesão e fidelidade. Apenas um se perdeu. (...)

E aí, gostou das sugestões?

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