11 de outubro de 2007

Job Description do Atendimento

Você sabe quais as atribuições da função de Atendimento Publicitário, em seus diversos níveis hierárquicos? Já teve que preparar seu job description? Já recebeu de alguma empresa um job description? O termo em inglês é muito utilizado e nada mais é do que a descrição do cargo.

Na hora de preparar um currículo, na hora de procurar um emprego, é sempre bom ter como base estas atribuições para poder vender o seu peixe, explicitar do que você é capaz. E também para saber o que se espera de você.

Por incrível que pareça, há anúncios de emprego em que a empresa procura um Atendimento, mas a descrição do cargo não corresponde à função. Já vi anúncios em que o Atendimento precisa fazer mídia. Já vi anúncios em que o Atendimento precisa fazer produção gráfica, e por aí vai. Provavelmente, você também já viu coisas que confundem também.

Como tive que elaborar por diversas vezes “job descriptions”, coloco abaixo um modelo que, na minha opinião, melhor explicita, em linhas gerais, a abrangência do trabalho de Atendimento. Inclusive porque demonstra de forma clara como a função interage com todos os departamentos da agência. É bom lembrar que o nome dos cargos pode variar de agência para agência (gerente de contas, executivo de contas senior, executivo de contas junior, assitente de conta etc.). E que, dependendo do tamanho da agência, pode não haver os diversos níveis hierárquicos da função descritos abaixo.

Diretor de Contas

Administração
Responsável por: Lucratividade das contas/ Contatos com Clientes/ Entrevista e seleção de todos os profissionais sob sua responsabilidade/ Gerenciamento dos supervisores, coordenadores e assistentes de Atendimento/Controle de time sheet / Apresentações

Planejamento e Pesquisa
Municiamento constante de dados e informações sobre as contas atendidas para todos os envolvidos com a conta em questão/ recomendação e discussão sobre necessidades de pesquisa e suas implicações para os objetivos de marketing dos clientes. Acompanhamento, comentários e sugestões para o andamento da investigação até a apresentação do relatório final.

Criação
Participação no desenvolvimento e aprovação de estratégias criativas, sua execução e recomendação aos clientes.

Produção
Aprovação prévia de todos os materiais produzidos para os Clientes.

Mídia
Participação no desenvolvimento e aprovação de estratégias de mídia, sua execução e recomendação aos clientes. Controle de resultados.

----------------------------------
Supervisor de Contas
Superior direto: Diretor de Contas

Administração
Interface com clientes no dia a dia/ emissão de Relatórios de Visita , circulando-os internamente para Dir. Criação, Dir. Atendimento, Dir. Contas, Dir. Mídia e Tráfego/ emissão constante de follow-up dos trabalhos dos clientes sob sua responsabilidade / preenchimento de time sheet/ aprovação de layouts e textos junto à Diretoria de Contas antes da aprovação com Cliente/ controle das Estimativas de Produção (ECs) e Autorizações de Programação (APs), zelando para que os documentos sejam assinados pelos Clientes em tempo hábil para faturamento/ suporte à Diretoria de Contas na seleção de material para apresentações/ manter e organizar arquivos de materiais relativos a cada Cliente.

Criação e Produção de Materiais
Emissão de briefing e follow-up de materiais/suporte à Diretoria de Contas na aprovação de estratégias criativas, sua execução e recomendação aos clientes. Verificação de todos os materiais produzidos, assegurando que os materiais estejam de acordo com os parâmetros de qualidade, prazo e relevância exigidos pela Agência e pelos Clientes.

Mídia
Emissão de pedidos de veiculação ou planos de mídia, além de pedidos de orçamento, assegurando que as recomendações estejam de acordo com as estratégias estabelecidas pela Agência e/ou Cliente.

Planejamento e Pesquisa
Follow-up dos processos de investigações, desde a proposta até o relatório com resultados finais.

---------
Coordenador de Contas
Superior direto: Diretor de Contas
Reporta-se também ao Supervisor de Contas

Administração
Junto à Diretoria de Contas, planejamento de interface com cliente semanalmente/ emissão de Relatórios de Visita, aprovando-o com Dir. Contas e circulando-os internamente para Dir. Criação, Dir. Atendimento, Dir. Mídia e Tráfego/ emissão constante de follow-up dos trabalhos dos clientes sob sua responsabilidade / preenchimento de time sheet/ aprovação de layouts e textos junto à Diretoria de Contas antes da aprovação com Cliente/ controle das Estimativas de Produção (ECs) e Autorizações de Programação (APs), zelando para que os documentos sejam assinados pelos Clietnes em tempo hábil para faturamento/ suporte à Supervisão e Diretoria de Contas na seleção de material para apresentações/ manter e organizar arquivos de materiais relativos a cada Cliente.

Criação e Produção de Materiais
Suporte à Supervisão e Diretoria de Contas na emissão de briefing e follow-up de materiais que contemplem as estratégias criativas. Verificação de todos os materiais produzidos, assegurando que os materiais estejam de acordo com os parâmetros de qualidade, prazo e relevância exigidos pela Agência e pelos Clientes.

Mídia
Suporte à Supervisão e Dir. de Contas na emissão de pedidos de veiculação ou planos de mídia, além de pedidos de orçamento, assegurando que as recomendações estejam de acordo com as estratégias estabelecidas pela Agência e/ou Cliente.

Um comentário:

Ana Filardi Portfolio disse...

Nossa. Muito bom isso, maçã + c e maçã + v no meu currículo!