6 de maio de 2010

Ainda Sobre Reuniões

Refletindo sobre o artigo do Alphen (post anterior), fiquei pensando como está cada vez mais complexo conduzir uma reunião nesses tempos dominados pela tecnologia. Há hoje muitas “borboletas desfocadas” por trás de notebooks, mobiles e outros gadgets numa sala de reunião. Isso se torna pior quando se trata de uma videoconferência e, pior ainda, de uma teleconferência.

Em março desse ano, a empresa PGI, especializada em conferências virtuais internacionais, conduziu um estudo para verificar como a tecnologia tem mudado e até mesmo deturpado a verdadeira natureza das reuniões. Eles descobriram que, embora a maioria dos respondentes considerasse benéfica a tecnologia que propicia a realização de reuniões virtuais, há uma grande frustração quanto ao comportamento dos colegas que participam desse tipo de reunião.

Dentre outras coisas, eles descobriram no estudo que três entre quatro pessoas exercem secretamente outras atividades durante as reuniões: 72% têm conversas paralelas, 58% checam emails pessoais e 43% checam resultados de competições esportivas. Entretanto, 58% dos respondentes acredita que reuniões virtuais não superam a qualidade das presenciais. Melhor assim, afinal as pessoas ficam menos propensas a se desconectar quando existe contato visual.

Reuniões não são meras transações de negócios, mas oportunidades preciosas de construir confiança. Sem mencionar que cara a cara você tem mais chance de defender suas ideias, de negociar e chegar a acordos, e até mesmo de ouvir (estou falando do que é dito e do que não é). Presencialmente, também é mais fácil conduzir apropriadamente uma reunião.

Portanto, por mais tentador que seja ficar sentadinho na sua cadeira na frente de um computador, levante daí e visite seu cliente. Reúna-se com parceiros e fornecedores. Marque presença.

Nenhum comentário: