4 de maio de 2010

Reunião é Coisa de Atendimento

Muito legal esse artigo* do Fernand Alphen, diretor de Branding, Planejamento e Pesquisa da F/Nazca S&S.

Reunião é coisa de atendimento

Talvez a função mais difícil de descrever, numa agência de propaganda, é a do atendimento. Mas simplesmente não suportaríamos trabalhar sem esse avatar apocalíptico, leão de chácara posh, exegeta da confusão, rasputim liberto, réu confesso, mártir masoquista. Sem essa linha Maginot, uma agência de propaganda não passaria de um teatro de marionetes ou o reino dos puxa sacos convictos.

O Atendimento também inventou uma instituição fundadora e sagrada: a reunião.

Como é dificílimo avaliar o desempenho do colega de atendimento – afinal de contas ele não produz nada – talvez seja precisamente na sua capacidade de administrar reuniões que esteja sua maior virtude ou defeito. Por exemplo, um bom atendimento sabe adiar uma reunião como ninguém e os incompetentes não conseguem. Um bom atendimento sabe introduzir uma reunião e conduzi-la. Um mau, faz digressões inúteis e completa frases. Um bom atendimento sabe terminar uma reunião, um mau, sabe começar.

E definitivamente o bom atendimento é aquele que fuzila, esgana e enterra as borboletas desfocadas que transformam qualquer reunião numa babel de maritacas surdas.

(*) Publicado originalmente em Fernand Alphen´s Blog, em 10/11/09.

2 comentários:

Priscila Massuda disse...

Maravilhoso este artigo!
Acabo de conhecer o blog e já começo a me sentir menos "sozinha"!
É grupo de mídia pra cá de planejamento, criação pra lá... e cadê os atendimentos nessa história toda?
Sempre me senti um pouco "sozinha" sem ter com quem trocar idéias, debater, informar-se mais especificamente dentro da função...
Achei!
Parabéns, o blog e muito bom!

Kátia Viola disse...

Obrigada pela audiência, Priscilla. Volte sempre.