22 de março de 2012

Você Pergunta e a Gente Responde: devo adicionar meu cliente no meu perfil do Facebook?

Olá, Kátia, tudo bem?
Esse ano comecei a trabalhar com atendimento em uma agência digital, e li no seu blog algumas matérias sobre o assunto. Vi que você responde algumas dúvidas dos leitores, e eu tenho uma: hoje, com as redes sociais, o Atendimento deve ou não adicionar seu cliente no seu perfil pessoal do Facebook/Orkut/etc.?

Obrigado, sucesso!

José Sanches, São Paulo – SP


 -----------------------
José,


Esse negócio de rede social parece complicado mesmo, por isso entendo que esteja em dúvida. 


Eu sigo meus clientes no Twitter, visito e curto suas páginas no Facebook, me cadastro em seus sites e blogs. É uma forma de estar em dia com o que fazem, de acompanhar as suas ações de comunicação na rede (muitas das quais a agência mesmo propõe). Aqui estou falando de cliente = empresa. Se meu cliente = pessoa tem um perfil no Twitter, também posso segui-lo, bem como visitar sua página no Face, mas tenho sempre em mente que a minha relação com os clientes é profissional. Se quero adicioná-lo como amigo, peço sua permissão, tento não invadir e não transformar aquilo numa intimidade forçada.

A armadilha é achar que as redes sociais são diferentes de qualquer outra forma de relacionamento. Na verdade, a diferença está na velocidade em que a informação se propaga e na quantidade de pessoas que você impacta nesse curto tempo. No resto, é igual. Então, a questão não é adicionar ou não, é ter consciência de que estamos todos muito expostos e de que bons relacionamentos devem ser preservados. 

Da mesma forma que eu encontro os clientes na rede, eles também podem ver todos os meus movimentos através dela. Seja educado, comporte-se bem e você não terá nada a temer, viu?

Um abraço,
Kátia V.

Um comentário:

Alex disse...

Ótima dica!