28 de fevereiro de 2013

Nasce o Grupo de Atendimento

É com alegria que brindo a chegada do Grupo de Atendimento, encabeçado por Marcelo Passos (Diretor Geral de Atendimento e Gestão da Africa), em São Paulo. O lançamento oficial será nesta terça-feira, dia 5 de março de 2013, na FAAP.

O Grupo de Atendimento é, sem dúvida, um desejo de inúmeros profissionais que nunca se viram representados de fato e de direito por uma entidade só deles. Para falar mais sobre o GA para os leitores do Fazendo Atendimento Publicitário, conversamos com Marcelo Passos. Leia a entrevista exclusiva, abaixo:

Kátia Viola - Marcelo, o Grupo de Atendimento vem sendo pensado e desejado há pelo menos 10 anos. A que fator ou fatores você atribui todo esse tempo para que a ideia saísse do papel?

Marcelo Passos - Difícil atribuir a um ou alguns fatores, muitas coisas influenciam nas tomadas de decisões e concretização de alguns objetivos. Projetos como esse, que exigem tanto esforço e dedicação, estão ligados a uma série de fatores como organização, planejamento, estratégia, disposição. Talvez nunca, nestes dez anos, tivemos um projeto tão bem amarrado como temos agora. Grande exemplo disso são os parceiros patrocinadores que também abraçaram essa causa e viabilizaram a concretização do Grupo de Atendimento.

KV - O foco do GA será o aprimoramento profissional. De acordo com o que foi identificado no planejamento da entidade, o que falta na formação do profissional de Atendimento? Quais as maiores lacunas identificadas pelo Grupo?

MP - Uma das maiores lacunas que detectamos é a falta de cursos e material bibliográfico específico para a área de atendimento. Essa carência afeta diretamente na qualidade dos profissionais atuantes hoje no mercado. É sabido que grandes gestores de agências iniciaram suas trajetórias profissionais como atendimento, mas empresas encontram enorme dificuldade em processos de admissão de novos profissionais para gestão de grandes contas. O que o mercado exige hoje dos profissionais não é apenas formação acadêmica e competência, comprometimento. A competitividade tem solicitado cada vez mais especialização, cursos e bibliografia voltados para sua área de atuação. Passamos a perceber a necessidade de desengavetar o projeto do Grupo de Atendimento. Todos os outros braços do mercado publicitário já possuíam uma entidade que o representasse, menos o atendimento. Isso passou a contribuir com a imagem equivocada de que o profissional de atendimento publicitário é uma espécie de ‘faz-tudo’. Nós, atendimentos, fazemos as pontes de comunicação entre todos os desmembramentos da cadeia publicitária. E profissionais bem treinados, articulados, é uma necessidade hoje.

KV - Uma vez que você e o Márcio Oliveira (vice-presidente do GA) atuam no mercado paulista, a entidade pretende realizar projetos apenas nesse mercado? Há algum plano no sentido de implantar capítulos regionais ou algum tipo de ação em outros estados, por exemplo?

MP - Inicialmente, as atividades serão realizadas em São Paulo, sede da associação. Com o tempo, idealizamos a expansão de nossa atuação. É preciso também viabilizar conhecimento para outras localidades do País, que é tão plural e extenso. Após o período de estruturação da entidade, a proposta é expandir para outras cidades por meio de Capítulos Regionais.

KV - Você poderia antecipar para os leitores do blog Fazendo Atendimento Publicitário qual a primeira atividade planejada?

MP - Bem, depois de tantos anos de luta, acho que a primeira atividade planejada é o lançamento! E ele é visto como uma grande vitória. Temos programado já para o primeiro semestre deste ano, iniciando ao final de abril, um curso que será ministrado na FAAP e que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos em gestão e negócios dos profissionais de atendimento. Com duas aulas semanais, o curso tem duração média de três meses e seu propósito é oferecer formação para os futuros líderes do mercado publicitário.

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Nota do blog: Existe, desde a década de 80, outra organização que visa a valorização e aprimoramento do Atendimento: o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro. O Grupo teve algumas boas atuações, porém a descontinuidade de projetos entre as diretorias vem esvaziando seu propósito. Por isso, mais uma vez: seja bem-vindo, GA!

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