9 de novembro de 2007

Bola Fora da ESPM-SP


Causa espanto – para dizer o mínimo – o anúncio publicado pela ESPM-SP sobre o curso Recriação 9.0, com o título 'Um curso que acaba com as barreiras entre Criação, Planejamento e Mídia. Felizmente as barreiras entre Criação e Atendimento continuam intactas'. Como assim, barreiras entre Criação e Atendimento? Como uma Escola de Propaganda e Marketing, que deveria ter a missão de educar seus alunos e estar na vanguarda repete este clichê mais que antigo e de gosto duvidoso?

Felizmente, a Comissão dos Profissionais de Atendimento da APP-SP não deixou por menos e enviou nota à imprensa protestando contra o anúncio discriminatório. A ESPM respondeu enviando nota ao Blue Bus. A nota, entre outras coisas, diz que não foi intenção da Escola discriminar os profissionais de Atendimento e que "o título do anúncio, como é a sua função, leva os interessados a lerem o texto com informações sobre o curso". Então a ESPM acha que, em nome do “chamar a atenção”, vale tudo na propaganda? A polêmica nas páginas do Blue Bus continua. Os leitores estão enviando seus protestos.

Conversei com um dos membros da Comissão de Atendimento da APP, Gal Barradas, sobre o assunto. Ela me disse que a própria ESPM já agendou um encontro pessoal com a Comissão ainda para o mês de novembro. Esperamos que o encontro seja produtivo e que renda bons frutos.

Pelo menos a ESPM decidiu que não veiculará mais a peça, mas que foi uma tremenda bola fora, isso foi. Sem falar que o anúncio foi criado por uma agência. E a gente fica imaginando como deve ser trabalhar numa agência que, nos dias de hoje, ainda pensa desta forma. Ambos tiraram zero.

P.S. em 22/11/07: agradeço ao Paulo Sérgio Quartiermeister, da ESPM, pelo comentário postado sobre esse artigo. Tenho certeza de que seus esclarecimentos irão ajudar a mim e a todos os que leram o post a formar uma opinião mais concreta sobre o assunto. Afinal, o ideal é sempre ouvir todas as partes envolvidas. E sabe o que é melhor ainda? No final das contas, o anúncio provocou a aproximação entre a Escola e os profissionais de Atendimento, o que só ajudará a fortalecer a nossa profissão. Salve!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caros, bom dia,

Em nome da Diretoria de Marketing e Novos Negócios da ESPM disponibilizo carta encaminhada à APP sobre o anúncio da ESPM.

________________________________________
De: Paulo Sérgio Quartiermeister
Enviada: qua 7/11/2007 19:23
Para: APP BRASIL
Cc: José Roberto Whitaker Penteado; Piratininga; Alceu; fico.meirelles@fallon.com; marcio@lewlara.com.br; gbarradas@fnazca.com.br; esteves.c@uol.com.br; mpassos@mpmpropaganda.com.br; msantoro@africa.com.br; jose.boralli@momentumww.com; Jeni; Emmanuel Publio Dias; eugenio.mohallem@fallon.com
Assunto: RES: CURSO RECRIAÇÃO 9.0
Caros amigos,

Como vocês sabem, desde a sua fundação há mais de 55 anos, a ESPM sempre se colocou como a casa da propaganda e, além disso, tudo o que fez nesse tempo refletiu os valores e o espírito dos seus fundadores.
Com certeza, a ESPM não tive o objetivo de desmerecer a importante função do atendimento dentro das agências, com a campanha do novo curso Recriação 9.0. Mesmo porque, como foi por vocês mencionado, muitos dos nossos alunos escolhem essa área para suas carreiras.
O anúncio enfatiza a importância para os que trabalham com criação se tornem profissionais completos vis-à-vis o cenário caótico de mídia que estamos começando a ver. Porém, é necessário que eles interajam ainda mais com as demais áreas das agências. O título do anúncio, como é a sua função, leva os interessados a lerem o texto com informações sobre o curso. De qualquer maneira, o anúncio não será mais veiculado.
A Escola tem parcerias acadêmicas com grupos-chave da propaganda: o Clube de Criação de São Paulo, o Grupo de Mídia de São Paulo e o Grupo de Planejamento, entre outras. Por que não aproveitarmos esse momento para estabelecermos uma parceria dos profissionais de atendimento com a ESPM e, com isso, trabalharmos, por exemplo, para que o ambiente multidisciplinar prevaleça cada vez mais dentro das agências?
Desde já nos colocamos à sua disposição.
Abraço.
Paulo Sérgio Quartiermeister
Diretor
CENTRO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE ESPM
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
04018-010 - São Paulo, SP

________________________________________
De: APP BRASIL [mailto:appbrasil@appbrasil.org.br]
Enviada: qui 1/11/2007 14:07
Para: Paulo Sérgio Quartiermeister
Cc: José Roberto Whitaker Penteado; Piratininga; Alceu; fico.meirelles@fallon.com; marcio@lewlara.com.br; gbarradas@fnazca.com.br; esteves.c@uol.com.br; mpassos@mpmpropaganda.com.br; msantoro@africa.com.br; jose.boralli@momentumww.com; Jeni
Assunto: CURSO RECRIAÇÃO 9.0



Prezado Paulo Sérgio Quartiermeister,

Gostaríamos de registrar nossa decepção com a abordagem que o curso Recriação 9.0 promove no seu anúncio da edição de 29 de outubro do Meio&Mensagem.

Num momento em que todos os movimentos mundiais apontam para o ambiente multidisciplinar e para a queda das barreiras de conhecimento dentro e fora das agências, uma das mais conceituadas escolas do mercado se utiliza da comunicação para se regozijar pela "barreira entre o Atendimento e a Criação".

E mais, uma das mais conceituadas escolas de comunicação do mercado brasileiro afirma que ali se aprenderá a ser um novo profissional.

Durante anos, o Brasil esteve atrasado em relação à dinâmica do mercado publicitário no mundo. Hoje, estamos no mesmo ritmo. E felizmente, Paulo, nenhuma barreira está intacta. Os modelos mudaram, os profissionais mudaram, enfim o mercado mudou.

E enquanto estivermos matando a nós mesmos, só estaremos perdendo tempo.

Abraços,

Comissão de Profissionais de Atendimento da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda.

André Paes de Barros
Celina Esteves
Gal Barradas
Jose Boralli
Marcelo Passos
Marcio Oliveira
Marcio Santoro

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA
Tel.(11) 3813-0188 - Fax.(11) 3813-0275
E-Mail: appbrasil@appbrasil.org.br

Kátia Viola disse...

Paulo Sérgio, obrigada pelo envio das cartas. E não se esqueça de nos contar o que resultou do encontro que vocês terão com o pessoal da APP. Conte conosco para divulgar as boas notícias. Um abraço,

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.