1 de novembro de 2007

Dicas de Apresentação

Vida de Atendimento é assim. Quase todo dia a gente tem que apresentar um projeto, uma peça, uma campanha. Por isso, vale seguir alguns princípios na hora de apresentar um trabalho ao cliente, seja uma grande campanha ou um simples cartaz. Me lembrei destes aí abaixo. Se você quiser compartilhar alguma técnica de apresentação, faça um comentário neste post.

Não apresente propostas com erros de português
Uma empresa de comunicação que escreve errado mostra, no mínimo, descuido com o seu próprio trabalho. E acaba com qualquer credibilidade. Além disso, você correrá sério risco de desviar a atenção do cliente do todo, pois ele acabará prestando atenção num detalhe. Isto atrapalhará o desenvolvimento da sua defesa.

Desenvolva um raciocínio antes de apresentar o projeto
É superimportante que você repasse o briefing que o cliente passou, desenvolvendo um racional para justificar o que levou a agência a chegar ao resultado do trabalho. Desta forma você demonstra consistência, coerência e minimiza as possíveis objeções, pois torna o cliente co-responsável pelo trabalho.

Mantenha-se no Comando
Jamais entregue o trabalho na mão do cliente antes, para que ele mesmo leia, interprete e entenda. Você é o responsável por aquele trabalho e o representante de todos os que se envolveram para desenvolver a peça ou a campanha. Esta postura demonstra o quanto você respeita e acredita em seu trabalho. Apresente o layout segurando-o e colocando-o à vista do cliente. Leia você o texto. Com isso você desenvolve mais facilmente o raciocínio e conduz a apresentação da forma correta, minimizando interpretações.

Demonstre entusiasmo ao apresentar, mas não “overact”, isto é, não se torne um “intérprete”, não vá além do limite do que seja minimamente espontâneo. Cuidado para não se parecer com os políticos brasileiros em campanha.

Atenção ao feedback
Não se deixe dominar pela vontade de aprovar a campanha a ponto de não prestar atenção ao que o cliente tem a dizer, suas impressões, suas dúvidas, ou os motivos pelos quais ele gostou do projeto apresentado.

Brigue somente pelo que vale a pena
Não é raro o cliente querer “contribuir”. Em bom português, quase sempre o cliente quer colocar a mão dele no trabalho. Uma sugestão aqui, um pedido para trocar uma palavra, aumentar a tipologia no texto, crescer o logotipo etc. Vamos combinar: pequenas concessões que não interferem na idéia e no conceito da campanha só vão ajudar a aprovar o projeto. Melhor perder um pouco, mas ganhar no todo.

Obs.: Estas dicas valem para apresentações presenciais. Num outro post comentarei sobre apresentações via e-mail.

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