5 de fevereiro de 2008

Portfolio Na Real


A gente sabe que na vida real os anúncios não são "fantasmas" e por isso mesmo têm que atender ao briefing, passar pelo crivo interno da equipe da agência e pela equipe de marketing do cliente. Ou alguém acha que o criativo faz o trabalho sozinho, do nada, sem que toda uma equipe esteja envolvida na realização de um mesmo job? Sim, só depois disso tudo é que uma peça é finalmente produzida e veiculada. Esta é a rotina da nossa profissão, para o bem e para o mal.

Por isso mesmo, adorei quando o pessoal do PSV-Portfolio Sem Vergonha me convidou pra júri do Briefing 9. Para quem não sabe, o PSV é um exercício bem legal para criativos iniciantes que querem montar um portifólio. Funciona assim: a cada 15 dias é postado um briefing e daí os interessados enviam seus trabalhos, atendendo àquele briefing. Existe um jurado responsável por cada briefing, mas qualquer pessoa pode votar nos seus trabalhos preferidos (notas de 1 a 5) e também colocar seus comentários, se desejar. Os trabalhos devem ser enviados para avaliação até o dia 20 de fevereiro.

É a primeira vez que um Atendimento encabeça o júri dos trabalhos e isso demonstra que o pessoal acredita na sinergia e no trabalho de equipe. Galo de Ouro pro Mauro Sergio de Morais, o redator que comanda o PSV (veja post com artigo dele sobre Atendimento)!

Estou apostando numa votação mais diversificada, saindo um pouco da esfera “criativos julgam criativos”. Quero convidar todo mundo a participar do julgamento do Briefing 9, principalmente os Atendimentos. Vocês vão ver pelo briefing escolhido que eu torço mesmo pra formar duplas ;).

Vamos nessa?

3 comentários:

Juliana disse...

Olá katia!
Meu nome é Juliana Aguiar, sou formada em publicidade e moro em Rio Claro, interior de São Paulo.
Por ser novata nesse mundo, hoje me encontro meio perdida entre as funções e atribuições daqueles que desejam atuar no planejamento de campanhas, já que as coisas por aqui são bem diferentes.

Aqui não existe o hábito de atender o cliente, estudar e conhecer o seu negócio/produto e melhor posicioná-lo. Aqui o que valem são as idéias imediatas de alguém que seja entendido de corel draw e photoshop.

Hoje eu fico meio perdida pq a combinação "o que ensinam na faculdade + o maravilhoso mundo das grandes agências" deixam frustrados aqueles que tentam ingressar neste meio sem necessariamente ser um expert em criação.

Qdo ingressei em uma agência daqui, fui contratada para atuar como planejamento. Com o passar do tempo, me foram atribuídas tarefas muito aquém do meu objetivo profissional.
Isso me fez "pular fora do barco", já que não tinha a minha opinião considerada e respeitada. Isso tbm causou uma série de dúvidas em relação ao meu potencial publicitário e se eu realmente devo insistir em ser uma profissinal de planejamento.

Bom, esse desabafo foi para apresentar um outro lado da moeda, onde não existe o glamour das grandes agências e onde o imediatismo prevalece ao conhecimento.

Parabéns pelo seu blog, gostei mto e tentarei acompanhá-lo sempre que possível.

Grande Abraço.

Kátia Viola disse...

Juliana, obrigada pela visita e pelo comentário. E me permita um conselho: existem agências e agências. Mesmo no mundo das grandes agências, há aquelas com as quais você não vai se identificar por um motivo ou outro. Portanto, não desista por causa de uma má experiência, OK? Continue a buscar oportunidades na área, a trocar idéias, estudar, ler, visitar os blogs de publicidade. E, se sua área de interesse é o Planejamento, visite também o blog do GP: http://grupodeplanejamento.typepad.com Espero que se sinta estimulada e que tenha um futuro bem bacana na publicidade.

Anônimo disse...

Olá Kátia,
Tenho acompanhado o seu blog, que por sinal, não existe nada parecido na rede. Me lembro dos meus tempos em agência quando o profissional de atendimento era extremamente desvalorizado. A sua seriedade e compromisso que trata a área é muito louvável.
Parabéns pelo trabalho.
Sônia Martins