É recorrente os Atendimentos se queixarem sobre a omissão do seu nome nas fichas técnicas. Vira e mexe está lá uma matéria sobre a campanha x ou y em publicações do trade e nada do nome do Atendimento na ficha.
No mercado, aquele velho papo da extinção do Atendimento, que falta razão de ser para essa função blá-blá-blá.
Só que cansei dessa conversa. Em vez de reclamar, por que não entender a coisa de outra forma?
Do que tratamos aqui é da habilidade em conduzir as contas e os jobs no dia-a-dia. Bons diagnósticos, bons briefing, informações corretas para a produção, follow-up eficiente, relacionamento saudável e de alto nível profissional com a equipe da agência e com o cliente. Esse trabalho “aparece”? Talvez não, se tudo isso for feito com a maior eficiência possível. Tudo dá tão certo, o trabalho flui sem maiores traumas que parece que “nada aconteceu”.
Num dos capítulos do excelente livro “The Art of Client Service”, Robert Solomon diz com todas as letras que crédito é para os criativos e que nós deveríamos deixar de gastar nosso tempo pensando nisso. “Como executivo de contas, seu trabalho consiste em dar crédito – ao seus clientes, aos seus colegas – e não obtê-lo para si. Na maioria das vezes, quem verdadeiramente admira o que você faz são outros executivos de conta", conclui Solomon.
Ser Atendimento é ter de conviver com um típico “segredo de Tostines”: é bom porque não aparece ou não aparece porque é bom?
7 comentários:
olá.
nao sou publicitario mas visito o blog algumas vezes. parabens pelo bom trabalho.
pesquisei rapidamente no google, e nao encontrei um significado que fizesse sentido com o texto.
pode definir duas palavras do texto?
- follow-up
- trade
atenciosamente,
Paulo.
Olá, Paulo. Obrigada pela audiência. Quanto aos termos que você ficou na dúvida: 1)follow-up = acompanhamento dos trabalhos; 2) veículos do trade são veículos que abordam assuntos relativos a algum mercado em questão, nesse caso, ao mercado publicitário.
Apesar de não receber méritos perante a mídia, com certeza o atendimento é muito valorizado pelo cliente após uma campanha de sucesso. Isso pode abrir muitas portas dentro do mercado.
Sou estudante de publicidade e em algumas de minhas pesquisas me deparei com este blog, achei-o muito interessante.
Parabéns
Sou professora de publicidade e trabalho com atendimento, adorei como foi abordada a área. Digo sempre para meus alunos que ser atendimento é como o filme casamento grego, sugerimos as idéias dizendo que foram dos outros. Parabéns pela abordagem!
Parabéns!!!
Seus textos são sempre muito bacanas.
Frequento semanalmente seu blog.
Abraços
Luciano
http://vidadepublicitario.blogspot.com/
Obrigada, Luciano, pelo elogio. Vamos em frente.
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