29 de janeiro de 2010

Invisível, e Daí?

É recorrente os Atendimentos se queixarem sobre a omissão do seu nome nas fichas técnicas. Vira e mexe está lá uma matéria sobre a campanha x ou y em publicações do trade e nada do nome do Atendimento na ficha.

No mercado, aquele velho papo da extinção do Atendimento, que falta razão de ser para essa função blá-blá-blá.

Só que cansei dessa conversa. Em vez de reclamar, por que não entender a coisa de outra forma?

Do que tratamos aqui é da habilidade em conduzir as contas e os jobs no dia-a-dia. Bons diagnósticos, bons briefing, informações corretas para a produção, follow-up eficiente, relacionamento saudável e de alto nível profissional com a equipe da agência e com o cliente. Esse trabalho “aparece”? Talvez não, se tudo isso for feito com a maior eficiência possível. Tudo dá tão certo, o trabalho flui sem maiores traumas que parece que “nada aconteceu”.

Num dos capítulos do excelente livro “The Art of Client Service”, Robert Solomon diz com todas as letras que crédito é para os criativos e que nós deveríamos deixar de gastar nosso tempo pensando nisso. “Como executivo de contas, seu trabalho consiste em dar crédito – ao seus clientes, aos seus colegas – e não obtê-lo para si. Na maioria das vezes, quem verdadeiramente admira o que você faz são outros executivos de conta", conclui Solomon.

Ser Atendimento é ter de conviver com um típico “segredo de Tostines”: é bom porque não aparece ou não aparece porque é bom?

7 comentários:

Anônimo disse...

olá.

nao sou publicitario mas visito o blog algumas vezes. parabens pelo bom trabalho.

pesquisei rapidamente no google, e nao encontrei um significado que fizesse sentido com o texto.

pode definir duas palavras do texto?
- follow-up
- trade

atenciosamente,
Paulo.

Kátia Viola disse...

Olá, Paulo. Obrigada pela audiência. Quanto aos termos que você ficou na dúvida: 1)follow-up = acompanhamento dos trabalhos; 2) veículos do trade são veículos que abordam assuntos relativos a algum mercado em questão, nesse caso, ao mercado publicitário.

Rene [SSCP] disse...

Apesar de não receber méritos perante a mídia, com certeza o atendimento é muito valorizado pelo cliente após uma campanha de sucesso. Isso pode abrir muitas portas dentro do mercado.

Patricia disse...

Sou estudante de publicidade e em algumas de minhas pesquisas me deparei com este blog, achei-o muito interessante.

Parabéns

Ana Amélia disse...

Sou professora de publicidade e trabalho com atendimento, adorei como foi abordada a área. Digo sempre para meus alunos que ser atendimento é como o filme casamento grego, sugerimos as idéias dizendo que foram dos outros. Parabéns pela abordagem!

Luciano Caetano disse...

Parabéns!!!
Seus textos são sempre muito bacanas.
Frequento semanalmente seu blog.
Abraços

Luciano
http://vidadepublicitario.blogspot.com/

Kátia Viola disse...

Obrigada, Luciano, pelo elogio. Vamos em frente.