22 de setembro de 2009

Diretora de Contas da JWT Fala Sobre Sua Palestra no Fest'Up

Conversamos com a Karina Domingues, Diretora de Contas da JWT. Karina é responsável pelo atendimento à divisão latinoamericana dos clientes Knorr, Cadbury, Adams (Halls e Trident), entre outros. Dá só uma lida no que ela nos conta nessa entrevista.


FAP - Quais aspectos você ressaltou na sua palestra sobre Atendimento?

KD - O foco principal foi destacar a importância do Atendimento no contexto atual da comunicação. O número de profissionais, fornecedores e parceiros que temos que coordenar cresce a cada dia. As mídias e mensagens estão cada vez mais segmentadas, o que faz com que o número de peças liberadas numa campanha seja cada vez maior. Por outro lado, a globalização da comunicação nos traz o desafio de ser consistente em toda mensagem que passamos sobre uma marca para o consumidor.


FAP – Como você exemplificou para os estudantes essa complexidade?

KD -
Acredito que esses sejam grandes desafios pra um profissional de Atendimento: a necessidade de implantar formatos de comunicação diferenciados e a de ser global ou regional. Desde o pensamento até a execução. Isso traz uma complexidade enorme para o processo de desenvolvimento de uma campanha. Para ilustrar esse cenário, dividi a palestra em dois blocos. No primeiro, passei um pouco da minha experiência com coordenação regional de Comunicação e apresentei três modelos praticados hoje por marcas globais e explorei como é trabalhar no Atendimento sobre regras globais em comunicação para toda América Latina. E no segundo falei sobre novos formatos de comunicação e novamente explorei o papel do atendimento dentro desse contexto.


FAP - Que tipo de questionamento te chamou atenção?

KD -
Uma das preocupações dos estudantes era a formação. Me questionaram sobre a minha e me pediram dicas nesse sentido. Um dos estudantes, estagiário de uma agência no interior de SP, me fez uma pergunta interessante: como convencer seus clientes a se arriscar num formato de mídia não-tradicional. Esse tema passa (ou já passou) por grandes anunciantes também e achei bastante interessante que um aluno, estagiário de uma agência pequena, esteja antenado com o que está rolando e interessado em implantar formatos de comunicação diferenciados para seus clientes (e, consequentemente, trazer negócios para a agência onde trabalha).


FAP - Que dicas você daria a quem pretende seguir essa carreira?

KD -
É incrível a quantidade de gente que entrevisto que não consegue se expressar bem. Quem trabalha no Atendimento tem que ser perito em extrair informação de clientes e parceiros, tem que saber interpretar texto, tem que saber escrever, argumentar. Acho que isso é importante para qualquer pessoa, mas pra quem trabalha com comunicação é vital. Portanto, frequente as aulas de português, de teoria da comunicação, de filosofia etc. da sua faculdade. Outras dicas:

1. Aprenda a falar inglês e espanhol (não pode ser nível básico, tem que ser fluente pelo menos no inglês.

2. Conheça muito sobre o seu cliente.

3. Escute e aprenda com as outras áreas da agência.

4. Esteja antenado e seja criativo. Sim, atendimento tem que ser criativo para apresentar soluções, para resolver problemas e também - porque não? - para sugerir algo para mídia, planejamento ou criação.

5. O Atendimento também cuida do negócio da agência, por isso esteja atento para buscar novas oportunidades de negócios para a empresa e para gerir bem os recursos pagos pelo seu cliente.

Um comentário:

Vinicius Todeschi disse...

Bom dia.

Tudo bem? GOstaria de receber informações a respeito do curso de CURSO GESTÃO DE CONTAS NA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO em BH.

Parece que o link do blog não está funcionando.

}Grato,

Vinicius Todeschi Bandeira