18 de setembro de 2008

Você Pergunta e a Gente Responde - Contratar e Remunerar

Após atuar como freelancer em criação há quase 10 anos, nos últimos 2 anos resolvi encarar a responsabilidade de abrir uma pequena agência de criação. No último ano, conseguimos bons resultados e estamos querendo formatar um plano de crescimento sólido para o próximo ano. É ai que surgem algumas dúvidas a respeito de contratação e formas de melhor remunerar os profissionais parceiros. Sempre achei que o atendimento é a alma de qualquer agência, sendo assim, neste momento estamos querendo melhorar essa área. Por isso estou buscando informações para saber qual a melhor forma de remunerar um profissional de atendimento, sem que seja desleal para as partes.

Fernando Adams
Vermelho Comunicação e Design
Santo André, SP


KV - Você, Fernando, como empresário, enxerga exatamente o momento do mercado, quer investir nas pessoas para ter retorno. E vê como estratégica a área de Atendimento. Bingo! Você pode ter uma equipe bacana que vai viabilizar projetos, trazer negócios e, claro, dar lucro para a sua empresa.

Seleção
O processo começa com a seleção desses profissionais. Nosso mercado funciona muito na base da indicação. Não no sentido pejorativo, de favorecimentos de amizade e troca de interesses, mas de termos o aval de alguém que já trabalhou com aquele profissional e pode atestar se ele tem potencial ou não. Consultar colegas em outras agências ou associações de classe é válido. Começar a fazer um banco de currículos também é legal. Não de uma forma passiva, apenas recebendo os CVs por email ou correio, mas entrevistando as pessoas que te mandam CVs, registrando suas impressões e deixando ali num banco para quando precisar. Dá trabalho? Claro. Mas poupa trabalho também na hora de selecionar lá na frente. E, depois, pense além: cada pessoa que você entrevista é uma pessoa que conhece a agência, que conhece o trabalho e a proposta, que pode falar de você e da sua empresa para alguém, que pode até ser um potencial cliente. Isso é networking. Dedique tempo a isso.

Remuneração
No caso da remuneração, não existe uma regra única. Mas as empresas mais modernas, em todos os ramos de atividade, costumam propor alguma participação nos lucros. Isso pode ser feito no final do ano, quando você fechar seu balanço. Distribuir riqueza é bacana e incentiva os funcionários a fazer o seu melhor e não simplesmente a cumprir um protocolo. Mas há uma coisa que precisa ser falada também: remuneração não é só dinheiro, é benefício. E benefício não é só vale-transporte e vale-refeição. O que você pode oferecer de diferencial que vai atrair pessoas para trabalhar com você?

Treinamento
É aí que entra o “plus”. Quantos profissionais adorariam ter treinamento de graça, sem pagar cursos? Chame um expert num determinado assunto (Atendimento, por exemplo!) para dar uma palestra, para um bate-papo com a equipe ou para dar um workshop. Faça isso periodicamente, uma vez por mês ou de acordo com a sua possibilidade de grana. Lance um projeto de aprimoramento profissional especial, exclusivo para a sua equipe. Te garanto que você vai ficar muito bem na foto ;)

Por último, alguns textos para te servir de inspiração:
Entrevista que fiz com o Noel De Simone, um dos sócios da Casa da Criação, também empresário, como você. Veja o que ele faz em relação à equipe dele.

Artigo que reproduzi aqui, que saiu no Caderno de Propaganda e Marketing dessa semana, sobre o investimento da LOV na área de Atendimento.

Um comentário:

Diego Interativa disse...

É a primeira vez que acesso o Blog e achei muito legal e útil.

Gostaria de saber como funciona as metas de faturamento para o atendimento de que maneira pode se cobrar isso em uma agência de publicidade. Agradeço muito se puderem me ajudar.