15 de novembro de 2008

Dia do Atendimento, Dia do Contato ou Dia do Lixeiro?

Esse post ficou atrasado. E peço desculpas por isso. Os assuntos que eu queria abordar eram muitos, as campanhas que eu tinha que gerenciar na agência outras tantas, o trabalho no GAP (que culminou na eleição da nossa chapa) está a todo vapor. Enfim, a gente faz o que pode, mas tem que priorizar, senão não dá nem pra dormir umas horinhas.

Depois dessa introdução, vamos ao assunto desse post: o Dia do Contato. É muito curiosa essa coisa de dia disso e dia daquilo na publicidade. Até o Dia Mundial da Propaganda (4/12), que todos comemoram, parece ser uma fantasia. No ano passado, isso foi comentado no Almanaque da Comunicação.

Até onde eu sei, existe o Dia do Contato de Publicidade, entendendo-se como Contato o profissional de veículo que tem como clientes as agências. O trabalho desse profissional tem um quê de Atendimento, mas acaba tendo muito mais a ver com o trabalho do Mídia. E é com esse departamento que ele mais se relaciona. Não à toa, alguns contatos são oriundos de departamentos de mídia de agências de propaganda. O Dia do Contato, à propósito, foi idealizado pelo publicitário Aroldo Araújo (com quem já tive o prazer de trabalhar). Através de sua agência - a Aroldo Araujo Propaganda - foi realizada em 1971 uma campanha para criar o tal dia. E com o projeto de lei estadual do antigo Estado da Guanabara, de autoria do Deputado Mac Dowell Leite de Castro, foi finalmente instituído o Dia do Contato de Publicidade, em 21 de outubro.

Acontece que esse dia acabou sendo entendido e comemorado como se fosse dia do atendimento de publicidade, isto é, do profissional de agência. Não sei como isso se deu, mas o fato é que recebi e-mails de “parabéns pelo seu dia”, li textos sobre o assunto na Internet. Mas aqui no Rio ninguém comemorou dessa forma. Muito ao contrário, houve sim uma comemoração dos Contatos de Veículo, homenageando, inclusive, o próprio Aroldo Araújo.

Mas já que a nossa profissão é chegada a um factóide e que o importante - dizem - é a versão e não o fato, que venham as homenagens. O que vale é a intenção. De Porto Alegre, direto da agência Matriz, um simpático e-mail circulou entre os funcionários. E com a permissão do autor, o planner Sérgio Furtado, reproduzo (abaixo) pra todo mundo ler. Valeu, Sérgio. Prestigiar os colegas é tudo de bom. Colaboração e Integração são palavras de ordem.

Sobre o dia de hoje

Hoje é o dia do Contato Publicitário, mas também é o Dia do Lixeiro. Calma, uma profissão não tem nada a ver com a outra, mas quando comecei a trabalhar, no século passado, como pesquisador em educação, meu primeiro chefe me disse o seguinte: se você é lixeiro e detesta a sua profissão, só existe uma forma de evoluir: seja um bom lixeiro. Melhor, seja um lixeiro excepcional. Você imediatamente vai ser chamado para supervisionar os outros lixeiros, em breve terá um cargo de chefia, depois na diretoria. Você vai fazer carreira, especializar-se, pode ser convidado para a Secretaria de Limpeza Urbana, virar Secretário, depois vai se eleger vereador, talvez chegue à Prefeitura, ao Governo do Estado. Sendo um ótimo lixeiro você pode chegar à Presidência da República.

Mas se você for um mau lixeiro, será lixeiro a vida inteira.

Não sei se meu chefe tinha razão, ou se disse aquilo apenas para me motivar. Na hora me pareceu chocante a metáfora. Com o tempo, aprendi que a dignidade não está nas profissões, mas em quem as exerce. E que o sucesso só tem sentido para quem ama o que faz.

Também não sei se o exemplo é adequado, para profissionais tão qualificados, conscientes e perfumados, mas para mim foi uma boa lição, pois fui convidado para outra função, depois para outro emprego, conheci outras pessoas, troquei de curso, fiz Publicidade, caí fora do serviço público e fui atrás do que eu mais gosto de fazer: escrever o que sinto. Nunca chegarei à Presidência, mas pude conhecer pessoas legais e verdadeiras como vocês, o que dificilmente conseguiria na política.

A verdade é que só existe uma forma de realização profissional: reinventar-se todos os dias. E mil formas de ser feliz: invente a sua!

Parabéns e sejam felizes, hoje, amanhã, sempre.

Sérgio

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