Participarei de seleção de estágio numa agência de publicidade web para a área de Atendimento Junior. Pesquisei sobre o produto da agência, os donos, quanto tempo estão no mercado, participei de workshops referentes ao trabalho deles, mas ainda me sinto cru, sabe? Algumas pessoas me disseram que atendimento é supersimples, nada de mistério, mas não vejo por esse lado. Atendimento é realmente o elo, mais que um elo, é o cara que harmoniza os dois lados, é o cara que faz girar a agência. Fiquei absurdamente entusiasmado quando li seu blog e consegui sanar algumas coisas, mas ainda não senti na veia como é realmente o trabalho de um Atendimento Publicitário.
O que o estagiário precisa para conseguir a vaga? Como ele é avaliado para um estágio na área de Atendimento?
João Gabriel Campos, Belo Horizonte
João,
Muitos estudantes acabam por entrar na agência pela porta do Atendimento pelo motivo errado, sem ter a mais vaga noção do que faz esse profissional. Tudo começa na formação desse jovem pelas escolas de comunicação. O que acaba acontecendo é que muitos cultivam uma visão idealizada de que o bacana na publicidade é trabalhar com criação. Ocorre que o jovem que não considera ter tendência “artística” não se sente confortável para entrar nessa área. E ao aprender um pouco sobre mídia e perceber que esse profissional precisa lidar com números, também não se sente atraído, pois como não tem habilidade matemática (o que é comum a pessoas que estão na área de Humanas), intui que ali não será sua praia. “Sobra”, então, Atendimento. A pessoa pensa: ah, vou ter contato com os clientes, gosto de gente, sou comunicativo, então vou entrar por aí.
Esse não aprece ser o seu caso, felizmente. Como você buscou se embasar mais sobre a função de Atendimento, percebeu o quanto esse profissional é importante para que tudo funcione, portanto não é tão fácil assim. Entretanto, essa é a sua chance de aprender, você está se candidatando a um estágio e não para dirigir a empresa, OK? Percebo que apesar de isso te intimidar (afinal, você está começando agora, é normal), você também se empolga e quer o desafio. Então, só me resta te dar as boas-vindas e tentar ajudar.
Para chegar bem preparado na seleção, o primeiro passo você já deu: buscou informações a respeito da agência. Para complementar, recomendo a você a leitura desses posts:
Portifólio do Atendimento - dicas do que colocar no currículo se você não tem experiência ainda.
O Atendimento Sob o Ponto de Vista do Empregador – o empresário Noel De Simone conta o que faz brilhar seus olhos quando seleciona funcionários para a área de Atendimento.
Ser Atendimento em Marketing On-line - o publicitário Sergio Coelho fala sobre as particularidades de ser Atendimento em uma agência que desenvolve ações na Internet.
Um abraço e muito boa sorte.
Kátia Viola
Nenhum comentário:
Postar um comentário